05 principais tendências da cadeia de suprimentos a serem observadas em 2021.

Embora a Organização Mundial da Saúde esteja esperançosa de uma vacina que funcione no início final de 2021, tal solução ainda requer um grande lançamento que traz suas próprias dificuldades. As potenciais vacinas deverão ser disseminadas rapidamente já que há uma grande demanda para a cadeia de abastecimento que dificilmente será distribuída pelo mundo todo até o final de 2021. Conhecer e implementar as tecnologias ideais para trazer velocidade, eficiência e precisão nos processos operacionais é fundamental para a empresa se tornar competitiva neste novo momento pós COVID-19.

Confira as principais tendências a serem procuradas na cadeia de abastecimento e depois os desafios de 2020. Isso significa grandes desafios para a cadeia de suprimentos em 2021:


1. O trabalho em casa continuará

A noção de que as pessoas começam a trabalhar cada vez mais em casa dificilmente é revolucionária em um mundo digitalizado, mas ninguém esperava que a mudança viesse tão rapidamente quanto veio.

Quando ouvíamos futuristas e grandes empresas de tecnologia falando sobre o trabalho remoto em massa, geralmente era algo que anteciparíamos para os anos 2030, no entanto, aqui estamos nós com uma pandemia global que força trabalhadores em todo o mundo a entrar em suas casas, onde agora devem trabalhar.

Claro, existem elementos da cadeia de suprimentos que precisam de trabalhadores ativos, mas essa mudança para o trabalho remoto mudará a maneira como as empresas e os trabalhadores pensam. Doravante, espere que muitos trabalhadores nunca mais voltem ao trabalho no escritório, já que muitos trabalhos podem ser feitos no conforto da sua própria casa agora.

Além disso, a equipe não tem desculpa para se atrasar, mas ao mesmo tempo pode levantar mais tarde do que o normal porque não precisa gastar dinheiro com transporte, o que é uma vantagem para todos.

2. O comércio eletrônico agora é o líder do setor

Semelhante ao trabalho remoto, o e-commerce sempre se consolidaria como uma indústria do futuro, mas esse processo foi massivamente antecipado com a covid-19. Como qualquer um sabe, é difícil fazer com que as pessoas mudem seus hábitos, mas uma vez que eles mudam, as pessoas mergulham em novas maneiras de fazer as coisas e isso se torna o novo normal. 

Quão comum era para nós comprarmos pela internet ou telefone, roupas, alimentos e produtos há 20 anos? Não muito. No entanto, hoje não é incomum e, após este desbloqueio, é o novo normal.

3. Inteligência Artificial (IA) e Robótica

Agora eu sei que você leu sobre isso uma centena de vezes como uma tendência, inclusive aqui em nossos conteúdos, mas você pode ter verificado que estamos construindo algo como um tema através desta peça. A IA já começou a desempenhar seu papel na cadeia de suprimentos, porém com capacidade limitada. No entanto, agora que estamos trabalhando em um ambiente no qual o contato humano deve ser limitado, a inteligência artificial e a robótica tornam-se uma excelente solução.

4. 5G

Nesse ponto, 5G foi considerado generalizado, embora os bloqueios tenham dificultado severamente seu progresso. Ainda estamos avançando para lançar o 5G em todo o mundo, apesar de ser a fonte de muitos teóricos da conspiração online como a causa do coronavírus .

No entanto, apesar das preocupações dos teóricos da conspiração, o 5G nos oferece a velocidade de que precisamos para rejuvenescer a cadeia de abastecimento, bem como para garantir que possamos transportar mercadorias com rapidez e eficiência. O 5G também será revolucionário na comunicação entre portos, aeroportos, caminhões e trens.

5. Digitalização das empresas

A digitalização das empresas é a utilização de tecnologia para modernizar e otimizar os processos dentro de um negócio, e tem o objetivo de melhorar os resultados, trazer uma melhor experiência ao cliente e ajudar mais empresas a se manterem na competição do mercado.

Alguns processos de digitalização podem ser mais simples, como a criação de uma plataforma online, um site para visitas ou loja virtual. Esses são investimentos baixos em host e domínio que fazem toda a diferença.

Para empresas que desejam se aprofundar, é necessário pesquisar as novidades do segmento para a digitalização da empresa. É possível que no caminho se encontre soluções como Business Intelligence, Inteligência Artificial, Machine Learning e muito mais.

Portanto, para fazer a digitalização adequada de um negócio é necessário tomar conhecimento do que pode ser útil para cada setor. No setor de vendas de produtos, por exemplo, a criação de toda uma operação virtual pode diminuir a necessidade de espaço físico, que acaba gerando uma série de benefícios econômicos e funcionais.

Cadeia de suprimentos digital e a centralização no cliente

Conhecer e implementar as tecnologias ideais para trazer velocidade, eficiência e precisão nos processos operacionais é fundamental para a empresa se tornar competitiva. As empresas precisam buscar uma cadeia de suprimentos centrada no cliente e totalmente integrada e colaborativa, priorizando a visibilidade de ponta a ponta, análise de dados e a excelência na entrega. Nesse processo de transformação, elas  devem reinventar as suas operações, priorizando um plano de implementação que seja escalável, totalmente voltado na satisfação do consumidor.

Na verdade, se pegarmos as principais áreas já mencionadas - IA, 5G e trabalho em casa - todas elas ainda são muito novas e provavelmente serão implementadas em duas faixas. Por exemplo, o maquinário pode funcionar por meio de IA durante os períodos de inatividade para verificar a eficácia e eliminar os obstáculos e por meio do controle manual nos picos.

Da mesma forma, o trabalho em casa será a norma, mas as empresas em toda a cadeia provavelmente estarão implementando rotas para que os funcionários possam ir a um local de trabalho físico em raras ocasiões. Outras áreas-chave de desenvolvimento híbrido incluem nuvem e hardware, navios autônomos e navios controlados manualmente, bem como equipamentos verdes e frotas com combustível tradicional.

Coletivamente, 2020 nos desacelerou em um sentido, mas nos impulsionou 10 anos em outro. Como diz o velho ditado, não são os maiores na vida que sobrevivem, mas aqueles que se adaptam.

________________________________________________________

Quer ter acesso a outras publicações como esta? Siga nossas redes sociais e acompanhe as novidades! Estamos no Facebook, no Linkedin e Instagram.

Leia Também:

TENDÊNCIAS QUE IMPULSIONARÃO A LOGÍSTICA NA INDÚSTRIA EM 2021

Na EmbTec, fabricamos Big Bags de acordo com a necessidade do cliente. São inúmeros tipos de Big Bags fabricados, nossa equipe de especialistas está pronta para ajudar com todas as suas necessidades em Big Bags . Nosso time sabe que cada cliente é único e trabalhará com você para determinar qual o modelo melhor atende a sua necessidade. Preencha o formulário abaixo e solicite um contato de nossos especialistas.

 

Tags.: cadeia de suprimentos, IA, 5G,  home office, trabalho em casa, compra de embalagem, pós covid, tendências 2021.