Olá! Seja muito bem-vindo(a) a Embtec!

Preencha os campos abaixo para conversar conosco.

Baixe o e-Book - Atualização da NBR 16725:2023.

A NBR 16725:2023 é uma norma brasileira que trata sobre os resíduos químicos perigosos e fornece informações relacionadas à segurança, saúde e meio ambiente por meio da Ficha de Dados de Segurança de Resíduos Químicos (FDSR) e da rotulagem desses materiais. Publicada em julho de 2023, a NBR 16725 passou por atualizações recentes que trazem mudanças em relação à versão anterior.

 

Uma das principais alterações é a expansão das seções obrigatórias presentes na FDSR. Agora, o formato dessas fichas segue o mesmo padrão da Ficha com Dados de Segurança (FDS), que é amplamente utilizada para substâncias químicas puras. Essa padronização permite uma maior consistência nas informações fornecidas e facilita o trânsito seguro dos resíduos químicos perigosos. 

É importante ressaltar a flexibilidade para  utilização de diferentes sistemas de classificação. É possível adotar a ABNT NBR 10004, que trata da classificação de resíduos, a legislação de transporte terrestre, a ANTT 5998/5947 , vigente ou a ABNT NBR 14725 (GHS), que é baseada no Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos.

Essa atualização da NBR 16725:2023 é um passo importante para aprimorar a gestão de resíduos químicos perigosos no Brasil, fornecendo informações claras e precisas sobre segurança, saúde e meio ambiente. A padronização das fichas de dados e a flexibilidade na criação para a proteção dos trabalhadores, do público em geral e do meio ambiente, promovem uma abordagem mais responsável e sustentável em relação aos resíduos químicos perigosos. 

Com relação ao prazo para adaptação, as empresas terão um período de 24 meses após a publicação da norma para implementar as mudanças necessárias. No entanto, é recomendado que as organizações estejam sempre à frente e antecipem as alterações, buscando garantir a segurança e o cumprimento dos processos desde já. 

Essas mudanças na norma ABNT NBR 16725:2023 refletem a constante evolução e a necessidade de aprimorar a segurança e a gestão adequada dos resíduos químicos perigosos. É fundamental que as empresas estejam atualizadas e sigam as novas diretrizes para garantir a conformidade, a proteção da saúde e do meio ambiente. 

Big Bag para Resíduos Químicos

Ao lidar com resíduos químicos, é de extrema importância garantir a segurança e proteção do meio ambiente e das pessoas. Para isso, a utilização de uma embalagem homologada é indispensável.  

Os  resíduos químicos perigosos devido às suas características físicas, químicas ou biológicas, são potencialmente perigosos à saúde pública e ao meio ambiente, necessitando portanto, de tratamento, separação e manuseio especiais.

Para o transporte deste material até o destino final, conforme a legislação vigente (ANTT 5947) é obrigatório o uso de Contentores/IBCs e embalagens certificados de acordo com a portaria nº 320 de julho/21 do Inmetro.  

Na EmbTec, nos especializamos em fornecer soluções personalizadas de embalagens de resíduos químicos perigosos que cumprem os padrões ANTT 5947 (de acordo com a portaria 320/21 do Inmetro).

Mesmo sendo homologado, o Big Bag pode ser personalizado de acordo com a necessidade do cliente, podendo variar o tamanho, a altura, o fechamento inferior (válvula ou fundo fechado) e superior (saia ou válvula) e ainda ser personalizado também o tipo de liner utilizado. 

Nossos especialistas estão prontos para te auxiliar na escolha da melhor opção para atender suas necessidades. Conte com a qualidade e confiabilidade dos produtos Embtec para garantir o manejo correto e responsável dos resíduos químicos.

Faça contato conosco e descubra o quanto podemos ajudar. Juntos, cuidamos do meio ambiente e promovemos um futuro mais seguro!

 Tags.: NBR 14.725, NBR 10.004, ANTT 5947, ANTT 5998, Big Bag para Resíduo Classe I

Conheça nossos Big Bags

  • Big Bag Homologado Marinha 1000kg 90x90x120cm
  • Big Bag  com Válvula Superior e Inferior
  • Big Bag  com Saia Superior e Fundo Fechado
  • Big Bag com Saia Superior e Fundo com válvula

Baixe nossos Materiais Gratuitos

  • Ebook Grátis NBR 7500
  • E-book Tudo Sobre Big Bags
  • Calcule o Tamanho do Big Bag
  • E-book, Big Bag para transporte de produtos perigosos - Manual do comprador
  • E-book Manual de Segurança e utilização do Big Bag
  • Reduza custo com tambores
  • Ebook Atualização da NBR 14725/2023
  • Ebook Atualização da NBR 16725/2023