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4 previsões para a logística em 2025.

O setor de logística está em constante evolução, movendo-se em um ritmo acelerado para se adaptar às novas demandas. Nos últimos anos, foi transformado por avanços tecnológicos, o crescimento do comércio eletrônico, mudanças nas expectativas dos consumidores e o foco crescente em sustentabilidade. Mas os desafios vão além.

Disrupções nas cadeias de suprimentos, tensões geopolíticas, pressões econômicas, escassez de mão de obra e aumento de custos têm impulsionado a indústria a repensar sua abordagem, priorizando resiliência e gestão de riscos. Nesse cenário, a busca por operações mais inteligentes, integradas e eficientes tornou-se indispensável.

Para se manterem competitivas, as empresas de logística precisam se adaptar rapidamente às novas tendências tecnológicas, garantindo um posicionamento à frente do mercado e construindo um futuro mais ágil e confiável.

Com isso em mente, vamos explorar as inovações e os desenvolvimentos que devem ser tendência para o setor de logística em 2025.

1. Digitalização das operações de logística e cadeia de suprimentos

Os operadores de logística estão investindo pesadamente em tecnologias digitais que aumentarão a produtividade de seus armazéns e redes de transporte, gerarão eficiências de custo e permitirão mudanças sustentáveis ao longo do tempo. Para muitos, isso significa aproveitar os investimentos existentes em Internet das Coisas (IoT) para permitir o rastreamento em tempo real de ativos e veículos, juntamente com recursos aprimorados de gerenciamento de inventário e maior visibilidade da cadeia de suprimentos.  

No mundo da logística, a digitalização está se mostrando um divisor de águas que permite que as empresas otimizem processos para obter a máxima eficiência e atender à crescente demanda por práticas ecologicamente corretas.   

Graças às soluções avançadas de software alimentadas pela nuvem, a tendência e que as empresas possam gerenciar suas cadeias de suprimentos com precisão milimétrica, usando ferramentas digitais inteligentes para realizar tudo, desde o gerenciamento de estoque até o planejamento de rotas e a entrega de atualizações em tempo real para os clientes a cada passo do caminho. Isso também permite que as empresas de logística progridam em sua agenda de sustentabilidade e reduzam sua pegada de carbono, otimizando rotas de transporte e usando dispositivos IoT conectados para monitorar e controlar o consumo de energia em armazéns e centros de distribuição.  

O uso de dispositivos interconectados que se comunicam entre si e podem ser programados remotamente ajuda as empresas a: 

  • Aumentar a produtividade;

  • Acelerar suas operações;

  • Otimizar custos;

  • Ficar à frente em termos de adoção de novas tecnologias.

 

Em 2025, as cadeias de suprimentos internas e externas se tornarão cada vez mais integradas. Esse desenvolvimento permitirá que as empresas de logística detectem e respondam melhor às mudanças na demanda conforme elas acontecem. Ao fazer isso, elas podem gerenciar suas operações do dia a dia, como monitoramento de fluxo e recursos, de forma muito mais eficaz.  

Por fim, a tendência é que as tecnologias de rastreamento de produtos se tormen mais sofisticadas em 2025, abrindo caminho para prazos de entrega mais curtos, localização mais rápida de itens, maior competitividade e maior satisfação do cliente. 

 

2. A Automação está definida para exceder o trabalho manual em nível global

As empresas de logística estão cada vez mais lidando com dois desafios principais. Por um lado, a escassez de mão de obra está impactando a rapidez com que os produtos são coletados, embalados, enviados e entregues. Por outro lado, a demanda por entrega no mesmo dia está aumentando, com 56% dos compradores online acreditando que as opções de entrega no mesmo dia são importantes — em comparação com 33% em 2020.  

Para lidar com esses desafios e se adaptar às necessidades de mercado em constante mudança, as empresas de logística estão aproveitando tecnologias de automação, como a automação de fluxo de trabalho. Isso as ajuda a aumentar seu rendimento operacional a custos limitados, ao mesmo tempo em que melhora suas capacidades de entrega de serviços.  

Em 2025, as soluções de automação passarão a ser o centro das atenções, à medida que as empresas de logística aumentam seus investimentos em robótica, robôs móveis autônomos, drones de depósito e veículos guiados automatizados que podem lidar com tarefas repetitivas, como coleta, embalagem e classificação. Da mesma forma, sistemas automatizados de armazenamento e recuperação serão usados para otimizar o uso do espaço do depósito e melhorar a densidade de armazenamento e os tempos de recuperação. Quando esses sistemas automatizados forem integrados aos sistemas da cadeia de suprimentos, as empresas de logística poderão operar com mais eficiência, minimizar erros e atender melhor às demandas dos mercados dinâmicos de hoje.  

Com o mercado global de automação logística definido para mais que triplicar, atingindo US$ 217,26 bilhões até 2033 , as organizações precisarão treinar suas forças de trabalho humanas para estarem prontas para trabalhar junto com tecnologias de automação. Isso garantirá interações homem-máquina perfeitas que geram maior produtividade. 

 

3. Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina (AM)

O potencial de criação de valor da IA e do AM na logística é imenso e cada vez mais organizações estão se preparando para aplicar essas tecnologias para otimizar seus procedimentos logísticos, melhorar a eficiência e reduzir o desperdício resultante de erros humanos.  

Não há como voltar atrás na revolução da IA. Embora não possam substituir as pessoas, modelos avançados de IA podem ajudá-las em muitas tarefas repetitivas e demoradas. Algumas das maneiras pelas quais a IA e o aprendizado de máquina serão usados na logística são:

 

  • Planejar rotas de entrega para economizar tempo, dinheiro e reduzir emissões de carbono;

  • Otimizando o uso do espaço do armazém;

  • Implementar e melhorar sistemas de gestão de estoque;

  • Projetando melhores soluções de embalagens retornáveis;

  • Alimentar equipamentos automatizados e máquinas logísticas motorizadas usadas em armazéns.

 

Por exemplo, a modelagem preditiva orientada por IA e o monitoramento em tempo real podem melhorar a precisão da previsão de demanda em até 30% . Além disso, a IA pode ajustar automaticamente os níveis de estoque com base em dados em tempo real e aumentar a precisão do estoque em até 95 por cento.  

No armazém, o rastreamento de inventário pode ser automatizado usando câmeras e sensores de IA que reduzem o erro humano. A IA também pode ser aproveitada em armazéns e centros de distribuição para determinar precisamente a melhor posição para ativos em relação a padrões de demanda, redes de transporte e disponibilidade de mão de obra em locais individuais.  

Quando se trata de planejamento em rota curta, os algoritmos de IA podem considerar as condições de tráfego, as características do veículo e as janelas de entrega para otimizar rotas para entregas. Isso reduzirá o consumo de combustível e os tempos de entrega, ao mesmo tempo em que elevará a satisfação do cliente. De fato, a análise de otimização de rotas com tecnologia de IA pode cortar os custos de transporte em até 20%.  

4. Sustentabilidade como pré-requisito básico

Até agora, a sustentabilidade tem sido um conceito na categoria “é bom ter”. Este não é mais o caso. Tanto os órgãos reguladores europeus quanto os estrangeiros estão tomando uma posição mais firme contra a poluição, as emissões de carbono e o desperdício. 

Embora a indústria não seja estranha ao problema, mais e mais empresas estão vendo proativamente a sustentabilidade como uma força para uma mudança positiva. Ao identificar e abordar ineficiências, elas poderão economizar dinheiro e reduzir emissões. Além disso, estarão mais bem preparadas para atender às expectativas do cliente em relação ao fornecimento de dados de conformidade confiáveis.  

Em 2025, as estratégias de sustentabilidade serão direcionadas à transformação do desempenho operacional. Por exemplo, adotando tecnologias sustentáveis de gerenciamento dinâmico de pedidos e atendimento e obtendo insights em tempo real em redes de atendimento para que possam fornecer uma escolha flexível de opções de entrega personalizadas – incluindo opções de atendimento verde e entregas em lote em pontos de coleta convenientes. Além disso, eles aproveitarão dados em tempo real para estender a vida útil de seus ativos de frota.  

Além de mudar para veículos elétricos e otimizar rotas de transporte e capacidade de veículos para reduzir emissões, as empresas de logística implementarão sistemas de armazenagem mais inteligentes que identificarão onde as ineficiências operacionais e gargalos estão custando ao negócio. Elas também buscarão iniciar estratégias inovadoras de logística reversa que suportem um modelo de economia circular.  

No entanto, para impulsionar essas inovações e otimizar as operações de uma forma que aumente a sustentabilidade e a eficiência, serão necessários conectividade, computação em nuvem, análise avançada de dados e muito mais. 

 Rumo a um futuro brilhante 

Avanços significativos em tecnologia estão revolucionando os processos de logística. Da automação que aumenta a produtividade e a eficiência do fluxo de trabalho até a transparência e rastreabilidade em tempo real em cadeias de suprimentos que dão suporte a operações mais ágeis e flexíveis. As tecnologias tornaram ferramentas inovadoras e soluções especializadas acessíveis em todo o setor, o que significa que mais empresas do que nunca podem aproveitar tecnologias de logística de ponta para melhorar sua posição competitiva.  

À medida que nos aproximamos de 2025, essas tendências de mudanças devem acelerar. Da análise preditiva e previsão de demanda por meio de visibilidade em tempo real e IA que dão suporte à logística e inovações de entrega, a corrida está em andamento para iniciar operações de logística mais resilientes. A empresa de logística do futuro tem um foco claro na otimização de velocidade, eficiência de custos e sustentabilidade em distribuição, atendimento e entrega. 

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