A HISTÓRIA DO BIG BAG (FIBC).

 

Em muitos setores da indústria, o desafio sempre foi a questão de como transportar os materiais de maneira eficiente e econômica. Historicamente, isso era limitado ao envio a granel (caminhão inteiro, vagão de trem ou navio), por embalagens também limitadas (tambores, sacos de 50 a 100 quilos) e caixas. Em muitos casos, eles simplesmente não forneciam flexibilidade, eficiência ou viabilidade econômica suficiente. Esse dilema deu origem à invenção de contentores intermediários flexíveis a granel (FIBCs), no Brasil conhecidos como big bags.

Os big bags são recipientes industriais criados a partir de tecido flexível e são ótimos para mover e armazenar pós e materiais sólidos e pastosos. Por exemplo, você pode usar o big bag (FIBC) para transportar areia, plástico, cimento seco, alimentos como farinha, arroz, feijão, açúcar, sal, e também de produtos químicos até resíduos contaminados. Embora sejam excepcionalmente comuns atualmente, os big bags são recentes na História da logística. Abaixo, exploramos um pouco da história dos big bags

História dos Big Bags (FIBCs)

1950 e 1960

Não sabemos exatamente quando os big bags se originaram, somente que foram criados em algum momento do final dos anos 1950 ou início dos anos 1960. Nesse estágio inicial, os big bags (FIBCs) eram usados principalmente na Europa e no Japão, e somente mais tarde nos Estados Unidos.

Os primeiros big bags eram um pouco diferentes dos seus colegas modernos. Eles eram tipicamente feitos de nylon ou poliéster reforçado e revestido de PVC. Os big bags continham lingas de içamento, que eram integrados ao redor do contêiner ou presos a um palete. Essas embalagens eram muito resistentes e tinham alta capacidade de peso, os dispositivos de manuseio permitiam que o contêiner fosse enchido por cima e descarregado por baixo.

1970 e 1980

A popularidade dos big bags (FIBCs) aumentou drasticamente na década de 1970, principalmente na Europa devido à crise global do petróleo. Os países produtores de petróleo exigiam uma grande quantidade de cimento para programas de construção, e esse cimento era frequentemente transportados em big bags do norte da Europa, Itália e Espanha para o Oriente Médio.

A demanda por big bags nos Estados Unidos cresceu mais rapidamente na década de 1980, quando o Departamento de Transportes dos EUA concordou em conceder isenções para que os big bags (FIBCs) pudessem ser usados para o transporte de materiais perigosos.

Atualmente

A indústria de Big Bags (FIBCs) continuou a crescer, acrescentando mais um capítulo à história destas embalagens, hoje, os big bags transportam bilhões de toneladas de produtos a cada ano em uma ampla gama de indústrias. Além de serem usados para transportar e armazenar produtos, os big bags são usados em algumas áreas, para criar barreira de contenção temporária, usada para prevenção de inundações. 

Por que os big bags perduram ao longo das décadas e continuam sendo a melhor opção para o transporte a armazenamento?

     Eles são leves e fortes. Normalmente, os big bags pesam entre dois e sete quilos. Apesar do baixo peso, eles são fortes e podem conter entre 500 e 3.000 quilos de material envasado.

     Eles são fáceis de manusear. Os big bags são construídos para facilitar o uso, geralmente apresentando alças para que possam ser levantados pelo equipamento (ex. empilhadeira) com facilidade. Além disso, eles podem ser enchidos de cima, mas descarregados por baixo - eliminando a necessidade de inverter ou despejar de cima, como tambores e caixas.

Baixar Ebook Big Bag     Eles economizam espaço. Quando não estão em uso, os big bags podem ser dobrados e facilmente movidos e armazenados. Quando cheios, eles têm uma proporção muito baixa de embalagem em relação ao peso do produto.

     Eles podem ser personalizados. Os big bags podem ser projetados para atender as necessidades específicas do consumidor. Você pode personalizar a altura, o diâmetro, o comprimento, o tecido e a construção desta embalagem.

     Eles são econômicos. O preço dos big bags é extremamente competitivo. Além disso, não necessitam de outros suprimentos (como paletes e embalagens).

     Eles são recicláveis. Os Big bags podem ser facilmente reutilizados ou reciclados (desde que não envasados com produtos perigosos).

______________________

 Big Bags EmbTec

Os big bags fabricados pela EmbTec são de qualidade garantida e certificada. Eles passam por um controle rigoroso de qualidade, desde a escolha das matérias-primas usadas para fabricá-los, até serem produzidos como produtos acabados e prontos para uso. A empresa fornece big bags personalizados e soluções de embalagem para que você obtenha o produto mais adequado para suas necessidades. Mais informações, Preencha o formulário que entraremos em contato com você.