abnt nbr 7500 2021.

Em 12.05.2021 foi publicada a décima segunda edição da norma brasileira ABNT NBR 7500 2021, que estabelece a simbologia convencional e seu dimensionamento para sinalizar veículos e equipamentos de transporte com produtos perigosos;  também para identificar embalagens a fim de indicar os riscos e os cuidados  a serem tomados no transporte terrestre, manuseio, e movimentação  e armazenamento.

A ABNT NBR 7500:2021 equivale ao conjunto ABNT NBR 7500:2020 e emenda 1, de 12.05.2021, que cancela e substitui a NBR 7500:2020

De acordo com a resolução nº 5232 da ANTT (pág. 09), são permitidos os modelos de rótulos de risco utilizados  previstos na Norma ABNT NBR 7500, os quais podem apresentar variações nos pictogramas. A sinalização dos riscos corresponde aos rótulos de risco, painéis de segurança e demais símbolos aplicáveis, devendo ser observado o detalhamento previsto também nesta norma, o não atendimento a NBR 7500 é considerado infração por parte do expedidor e transportador do produto ou resíduo.

abnt nbr 7500 2021

Na ABNT NBR 7500 2021 são estabelecidos os símbolos de manuseio, movimentação, armazenamento e transporte dos produtos perigosos. A norma define itens de segurança como por exemplo o painel de segurança, rótulo de risco e respectivas cores, sinalização do veículo, etc... portanto, aplica-se a todas formas de transporte intermodais.

Requisitos gerais para identificação de riscos

A identificação de riscos para os produtos perigosos de acordo com a ABNT NBR 7500 2021 é constituída de:

  • Sinalização do veículo (rótulo de risco), painéis de segurança e demais símbolos se for aplicável;
  • Rotulagem ( afixação dos rótulos  de riscos  na embalagem);
  • Marcação (número ONU e nome apropriado para embarque na embalagem);
  • Outros símbolos e rótulos aplicáveis às embalagens de acordo com o modal de transporte.

O nome apropriado para o embarque, classe ou subclasse, número ONU, risco, subsidiário, número de risco, grupo de embalagem, e outras informações referentes aos produtos perigosos para o transporte, devem ser obtidos em legislação vigente, ANTT 5232.

Painel de Segurança

O painel de segurança de acordo com a ABNT NBR 7500 2021, tem a forma de um retângulo, com fundo de cor alaranjada, com borda na cor preta em todo o contorno, apresentando na parte superior os números  de identificação.

Marca de Homologação da Embalagem

As embalagens simples e as embalagens externas, IBC’s, embalagens grandes de produtos perigosos DEVEM possuir a marca ou identificação que comprove sua adequação ao programa de conformidade da autoridade competente.

Importante! Conforme a ABNT NBR 7500:2021, apenas as embalagens, IBCs,  embalagens grandes, tanques portáteis que foram homologados por organismos acreditados pelo Inmetro para o transporte terrestre, além da marca de homologação, apresentam o selo de identificação de conformidade do Inmetro.

Atendemos pelo InstagramEstamos também no telegram

Big bag homologado para transporte de produtos perigosos.

Para que você tenha a garantia de que está fazendo o transporte de produtos perigosos usando um big bags homologados pelo Inmetro, exigido pela a legislação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT 5232), a empresa fornecedora deve apresentar um certificado emitido por um Organismo Certificador de Produto (OCP), acreditado pelo Inmetro. Somente recebem a certificação os produtos aprovados em ensaios rigorosos realizados nos laboratórios acreditados. Cada produto possui uma certificação específica, onde suas características estão descritas detalhadamente. As especificações presentes no certificado devem ser as mesmas apresentadas no Selo Compulsório do Inmetro, que obrigatoriamente será impresso no corpo do big bag.

 

A EmbTec é fabricante de Big Bags para produtos ou resíduos perigosos. Consulte nossos especialistas e verifique qual o Big Bag é mais adequado a sua necessidade. Mais informações. Preencha o formulário que entraremos em contato com você.

Tags: NBR 7500/21, ABNT 7500, normas técnicas, transporte produtos perigosos, ANTT 5232