ABNT NBR 7500 - Símbolos de risco, o que preciso saber?.

ABNT NBR 7500

A Definição dos símbolos de risco é extremamente importante e relevante para a indústria. A identificação dos produtos perigosos transportados é obrigatória e regulamentada na  ANTT 5232 (antiga ANTT 420).

A ABNT NBR 7500 tem como objetivo padronizar a identificação dos itens transportados e equipamentos utilizados para manuseio e transporte. Esta Norma estabelece a simbologia convencional e o seu dimensionamento para sinalizar veículos, combinações de veículos e equipamentos de transporte com produtos perigosos, e também para identificar as embalagens e/ou volumes, a fim de indicar os riscos e os cuidados a serem tomados. Fonte: Site ABNT

A ABNT NBR 7500 também trata das características complementares ao uso dos rótulos de risco, símbolos especiais de risco, painéis de segurança, e manuseio discriminados na Portaria nº 204 do Ministério dos Transportes, aplicando-se a todos os modais de transportes e suas formas.

Para quem transporta produtos perigosos, a ANTT 5232 (antiga ANTT 420), no capítulo 5.3 - SINALIZAÇÃO DOS VEÍCULOS E DOS EQUIPAMENTOS DE TRANSPORTE, indica que a Norma ABNT NBR 7500 apresenta ilustrações indicando o posicionamento e padronização dos símbolos de risco, rótulos e painéis de segurança. 

O rótulo de risco é obrigatório para o transporte de produtos perigosos, e conforme o item 5.3.1.1.1 da ANTT 5232:   

Rótulos de risco são elementos utilizados nos veículos ou nos equipamentos de transporte para informar que a expedição é composta por produtos perigosos e apresenta riscos. Devem ser afixados à superfície externa e sobre um fundo de cor contrastante ou ter seu perímetro rodeado por uma borda de linha contínua ou pontilhada. Fonte: ANTT 5232

As placas com os símbolos de risco são em forma de losango e devem estar de acordo com as cores específicas conforme o tipo de material a ser transportado, inclusive constar o código ONU de identificação do material e outras informações a depender do que se está transportando. A norma ABNT NBR 7500  também vale para resíduos perigosos, uma vez que estabelece regras para quaisquer tipos de materiais que eventualmente sejam alocados e transportados.

Big Bag para produtos perigosos

Para clientes que lidam com produtos perigosos ou resíduos potencialmente perigosos, fornecemos big bag homologado pelo Inmetro  para transporte de produtos perigosos por vias terrestres, que atende a legislação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT 5232, antiga ANTT 420).

O big bag homologado para produto perigoso é uma opção versátil, que atende aos padrões de fabricação de acordo com as normas nacionais e internacionais. Big bags são resistentes, pois são produzidos em tecido de polipropileno virgem de alta resistência, com estabilização contra os raios UV. Uma das vantagens do big bag é que pode ser personalizado e  impresso o rótulo de risco de acordo com o produto envasado.

Nossa equipe está determinada a oferecer big bags homologados que não apenas atendam às suas necessidades técnicas, mas também o seu orçamento. Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.

 

Tags.: NBR 7500, Simbolo de risco, rótulo de risco, cód ONU, ANTT 5232, ANTT 420