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Apreensões nos portos de cargas para exportação: o risco invisível da documentação incompleta.

Por Alison Cardoso

CEO EmbTec


Nos últimos meses eu pude perceber um aumento significativo nas apreensões de cargas para exportação em portos brasileiros. Um dos principais motivos? A ausência ou irregularidade de documentos obrigatórios para exportação — entre eles, o certificado da embalagem emitido pela Marinha do Brasil.

Esse certificado é indispensável para garantir que a embalagem utilizada na exportação foi devidamente homologada e cumpre os requisitos técnicos de segurança e integridade exigidos para transporte marítimo. A Marinha tem intensificado a fiscalização, com vistorias minuciosas que visam garantir a conformidade com as normas regulatórias. Como resultado, cargas sem a devida certificação têm sido retidas, impactando diretamente os prazos logísticos e a credibilidade dos exportadores.

 

Mas o problema não para por aí.

Mesmo quando a carga passa pelo crivo dos portos brasileiros, o uso de embalagens não certificadas pode resultar na devolução da mercadoria pelo cliente final — o que representa não apenas um prejuízo financeiro direto, mas também a perda de mercado, confiança e oportunidades futuras.

Imagine o impacto: meses de negociação, produção e logística comprometidos por um detalhe negligenciado — a homologação da embalagem.

 

É hora de reforçar uma cultura de conformidade.

Empresas que atuam no comércio exterior devem incorporar a verificação da certificação das embalagens como etapa fundamental em seus processos de exportação. A gestão documental precisa estar alinhada com as exigências da Marinha e dos órgãos internacionais.

Se você atua com comércio exterior, supply chain ou logística internacional, essa é uma reflexão que não pode passar despercebida. Estamos falando de riscos operacionais, legais e reputacionais que podem (e devem) ser evitados com planejamento e rigor técnico.

 

 

Alison Cardoso 
CEO EmbTec






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