Big Bag (FIBC) - Benefícios e Aplicações.

Benefícios dos Big Bags (FIBC)

Quando se trata de armazenamento, manuseio ou transporte de produtos sólidos, em pó ou granulados, a maioria das indústrias utiliza o big bag, conhecido também como FIBC (flexible intermediate bulk container) ou contentor flexível. Tradicionalmente, muitos desses produtos industriais eram embalados e manuseados em caixas de papelão ondulado, embora essas caixas fossem de parede dupla ou multicamadas, eram caras de fabricar e também se tornaram muito pesadas ou volumosas de manusear.

Os big bags (fibc) substituíram as caixas de papelão ondulado pois além de duráveis, também são leves. De fato, os big bags por serem versáteis criaram uma espécie de revolução na indústria de embalagens, e hoje é o tipo de embalagem mais recomendada para o transporte de produtos sólidos (pó ou granulados).

Fabricados em diferentes tamanhos, os sacos ou recipientes big bags (fibc) são feitos de tecido de polipropileno, no entanto, eles podem ser laminados ou ter um revestimento solto para proteção. Outra vantagem oferecida pelos big bags é que eles podem ser dobráveis e compactados após a descarga dos produtos, o que reduz volume e custo de transporte e armazenamento.

Adicionado a tudo isso, os big bags produzidos de acordo com as normas e leis (ANTT 5232, Norman 05/DPC e NBR 16029:2012)  são 100% seguros e recicláveis.

O tecido PP (polipropileno) usado para a fabricação dos big bags podem receber um tratamento com UV, que fornece proteção contra exposição prolongada aos raios UV degradantes do sol. 

Os big bags podem ser projetados sob medida para aplicações específicas, diferentemente das caixas de papelão onduladas tradicionais, fabricadas apenas em dimensões padrão.

O uso de big bags pode significar uma redução de custos com mão-de-obra, pois ele permite o processo mecanizado. 

Um único Big Bag  com capacidade de carga de 2.000 quilos, por exemplo, pode armazenar o conteúdo de quase oitenta sacos de 25 quilos. Isso reduz trabalho repetitivo dos colaboradores, diminui os acidentes de trabalho e traz economia de embalagens que seriam necessárias para o mesmo volume. As indústrias que utilizam big bags,  podem economizar mais de 50% nos custos com embalagem.

Confira a análise da empresa Cocatrel, e o que levou implantação dos Big Bags:

Aplicações dos Big Bags (FIBC)

Os big bags (fibc) são comumente usados para embalar produtos sólidos secos ou pastosos. Desde produtos em pó até os granulados podem ser embalados nos big bags, incluindo produtos perigosos (veja mais sobre big bags para produtos perigosos). Algumas das indústrias que geralmente optam pelos big bags são as indústrias química, farmacêutica, alimentícia, de poliestireno expansível, de mineração, de siderurgia, de resinas e outros fabricantes de produtos em pó. (clique aqui e veja os principais produtos transportados em Big Bag)

Os big bags (fibc)  fabricados pela EmbTec são de qualidade garantida e certificada (conheça nossos big bags). Eles passam por um controle de qualidade consolidado, que controla desde as matérias-primas usadas para fabricá-las até a entrega do produto ao cliente. 


A EmbTec também fornece big bags personalizados e soluções de embalagem para que você adquira o produto ideal e adaptado para sua necessidade. Você pode solicitar um contato de nossos especialistas, preencha o formulário abaixo.