Olá! Seja muito bem-vindo(a) a Embtec!

Preencha os campos abaixo para conversar conosco.

Big Bag Homologado para Transporte de produtos perigosos.

Em todo o mundo, o transporte de produtos perigosos é regulamentado dentro de uma estrutura estabelecida pelo Subcomitê de Especialistas das Nações Unidas (ONU) sobre Transporte de Mercadorias Perigosas. Ele fornece diretrizes internacionais consistentes para evitar acidentes e danos a pessoas, propriedades e meio ambiente. Ou seja, tem a função de identificar produtos que oferecem perigo. O número ONU é composto por quatro dígitos e fica na parte de baixo do painel laranja (o painel de segurança). É como se fosse o RG de um produto perigoso. 

Se você estiver envolvido no transporte de materiais perigosos, precisará usar embalagem de armazenamento e transporte bem construídos e que evitem desastres ambientais. Isso se torna muito importante, especialmente se o material que você está transportando for tóxico ou volátil por natureza. Saiba mais sobre embalagens para produtos perigosos: 

EMBALAGENS PARA PRODUTOS PERIGOSOS, ACERTE NA ESCOLHA!.

A seguir, destacamos a classificação de materiais e substâncias perigosas que melhor se adequa ao transporte utilizando Big Bag bags para produtos perigosos certificados de acordo com a portaria nº 320/21 do Inmetro e Big Bag fabricado de acordo com a NORMAM 05/DPC da Marinha do Brasil para a exportação de produtos perigosos.

  • Classe 4.1: Sólidos inflamáveis e explosivos dessensibilizados.
  • Classe 4.2: Materiais combustíveis espontaneamente.
  • Classe 4.3: Produtos que reagem com a água, emitindo gases inflamáveis e vapores potencialmente mortais.
  • Classe 5.1: Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos.
  • Classe 5.2: Peróxidos orgânicos precisam desses sacos.
  • Classe 6.1: Substâncias tóxicas e infecciosas.
  • Classe 8: Mercadorias perigosas são substâncias corrosivas.
  • Classe 9: Substâncias e artigos perigosos diversos.

Certificação dos Big Bags

Os Big Bags Homologados pelo Inmetro  passam por testes rigorosos para serem aptos ao transporte de materiais perigosos:

  • Elevação superior -  Neste teste, o big bag  é carregado com seis vezes a carga máxima.

  • Teste de tombamento - Este teste o big bag com a carga máxima é tombado a uma altura de 80 cm ou 120 cm.

  • Teste de aprumo - Depois de derrubado, o big bag cheio com a carga máxima é elevado à posição vertical por uma ou duas alças.

  • Teste de rasgo - Uma ruptura de 100 mm é feita em um dos lados do big bag carregado com a carga máxima. O big bag é então carregado com o dobro de sua carga máxima e suspenso por um período mínimo de cinco minutos.

  • Teste de empilhamento - O big bag carregado com a carga máxima especificada, utilizando-se de equipamentos de compreensão. A carga aplicada deve ser aplicada  com 1,8 vez a carga  real do Big Bag quando em uso normal.

O Organismo Certificador de Produto (OCP), acreditado pelo Inmetro é muito rigoroso quanto a esses testes e outros regulamentos que precisam ser cumpridos. Se os Big Bags  falharem em algum desses testes, eles não serão legalmente classificados como Big Bags certificados de acordo com a portaria nº 320 de julho/21 do Inmetro.

Quer saber mais sobre big bag para produtos perigosos? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.

Tags.: transporte material perigoso, logistica produto perigoso, classe de risco, atende a ANTT 5947.