Big Bag Tipo C - Condutivo.

O Big Bag tipo C, também conhecido como FIBC Type C ou Big Bag Condutivo, é fabricado em tecido de polipropileno não condutor entrelaçado com fios condutores costurados tradicionalmente em um padrão de grade, tornando-o assim um tipo de embalagem condutiva. Esses fios condutores devem ser interconectados eletricamente, bem como conectados a um aterramento utilizado principalmente durante o enchimento e a descarga do produto.

Por que utilizar um big bag Tipo C?

Os big bags são amplamente utilizados na indústria para o manuseio, armazenamento e transporte de produtos sólidos e em pós; essas embalagens normalmente são fabricados em tecido polipropileno, existe a possibilidade de que durante o enchimento ou esvaziamento (descarregamento) rápido, haja um acúmulo de cargas eletrostáticas nas paredes internas do big bag. Essas "cargas eletrostáticas” se formam na superfície de materiais que estiveram em contato. Ao serem separadas, elas têm o potencial de gerar cargas elétricas e consequentemente poderá provocar uma combustão. Para mitigar estes riscos devem ser utilizados os big bags tipo C  (FIBC type C).

Um big bag tipo C (FIBC type C) é um tipo de embalagem condutiva que tem o propósito de possibilitar o aterramento da carga eletrostática que pode ser gerada durante o processo de esvaziamento ou enchimento do big bag. Essas embalagens condutivas são usadas em indústrias onde a atmosfera pode conter inflamáveis e que pode ocorrer uma explosão devido à presença de cargas eletrostáticas. 

Benefícios do big bag tipo C (FIBC type C)

  • Dissipa eletricidade estática;
  • Impede descarga elétrica disruptiva quando aterrado;
  • Evita faíscas quando aterrado;
  • Seguro para uso na presença de solventes, pós inflamáveis e materiais combustíveis quando aterrado.
  • Menor custos em comparação ao big bag TIPO D (FIBC tipo D).

Propriedades do Big Bag Tipo C 

Como vimos, o big bag tipo C (FIBC type C) é uma embalagem que dissipa a energia estática (big bag condutivo) fabricada com tecido de polipropileno e uma mescla de fios condutores entrelaçados em forma de grade. Um ponto de aterramento é disponibilizado no corpo do big bag, permitindo que seja conectado ao sistema de aterramento seguro e preparado para receber cargas estáticas acumuladas. As cargas estáticas que se desenvolvem durante o enchimento ou esvaziamento são transmitidas com segurança para o solo, desta forma, o potencial de descargas (de energia involuntária) é nulo, mitigando o risco de explosão em ambientes altamente inflamáveis (atmosferas explosivas).

Para eliminar as falhas de aterramento, o big bag condutivo vem equipado com alças condutoras que estabelecem contato com o sistema de talha (empilhadeira/ guincho) que fornece passagem segura de cargas para o solo.


Big Bag Tipo C - condutivo - fibc type C 


A tensão de ruptura está dentro de 6kV. Os sacos podem ser usados com segurança em um ambiente repleto de pós combustíveis, vapores ou gases inflamáveis com níveis de energia de ignição maiores ou iguais a 0,14mJ. 

Precauções de segurança

Os big bags tipo C podem ser fabricados sob medida para atender às necessidades das indústrias, porém  o processo de interconexão e aterramento da embalagem dentro do ambiente industrial pode sofrer com erros humanos, assim como qualquer outra operação manual é necessário treinamento. Antes de usá-los, você precisa se certificar de que a conexão de aterramento está presente e não foi danificada. Se não houver aterramento disponível ou o sistema estiver danificado, os big bags não devem ser utilizados.

Este tipo de embalagem é utilizada principalmente para o transporte seguro de pós inflamáveis e, como tal, mesmo se solventes ou gases inflamáveis estiverem presentes no ambiente o quociente de segurança é alto.

Quando devo utilizar esta embalagem condutiva;

Durante o enchimento e descarregamento dos big bags de polipropileno, o material atrita-se com o tecido pode ocorrer geração e acúmulo de cargas eletrostáticas. Quando se trata de atmosferas explosivas que correm a manipulação de substâncias inflamáveis em forma de gás, vapor ou poeira, que misturados com o ar apresentam risco de explosão. De forma a não permitir o acúmulo de cargas eletrostáticas existem tipos especiais de big bag condutores (big bag tipo C) que devem ser usados  em atmosferas explosivas. 

 

Ambiente Explosivo - Um ambiente explosivo pode ser formado por poeira, gases ou vapor . O maior perigo ocorre quando o ambiente explosivo consiste em gases ou vapor.

Materiais explosivos - Quando materiais explosivos são colocados em big bags, o uso de big bags condutores tipo C é determinado pela energia de ignição mínima dos materiais.

O que pode ocorrer se eu não usar o big bag condutor adequado.

Se tratando de produtos que exigem o big bag tipo C, se não for utilizado a embalagem adequada ou não estiverem aterrados corretamente, na pior das hipóteses, pode haver uma explosão em sua fábrica ou na de seu cliente. Isso pode levar não apenas a prejuízos financeiros, mas também a danos ao meio ambiente e as pessoas.

 

O que é descarga eletrostática (ESD - Electrostatic Discharge)?

Você já foi vítima de um choque eletrostático? O choque surpreendente de excitação elétrica é causado por algo chamado de descarga eletrostática (Electrostatic Discharge - ESD) e, em casos menos comuns, causa pouco ou nenhum dano perceptível ao nosso corpo, mas pode causar estragos em componentes elétricos, como semicondutores e ambientes potencialmente perigosos ou desencandear até mesmo uma explosão. Geralmente, os materiais (incluindo nossos corpos) e as superfícies têm carga neutra porque há quantidades iguais de prótons, nêutrons e elétrons dentro e sobre eles. No entanto, os elétrons podem se mover livremente entre essas superfícies quando entram em contato uns com os outros, o que pode fazer com que uma fique mais carregada positiva ou negativamente do que a outra. Esses elétrons podem se acumular por contato, fricção, calor, pressão e indução; todos os quais, por sua vez, causarão o 'choque' de descarga eletrostática quando outra superfície entrar em contato.

 

O que é embalagem antiestática?

A Embalagem Antiestática tem como principal benefício a proteção estática, atua evitando que a eletricidade estática se acumule e descarregue, causando danos em caso de equipamentos e evitando acidentes no caso de produtos manuseados em ambiente perigoso. Uma vez que seus produtos são colocados em embalagens ESD ou "anti-stat", eles estarão protegidos dos perigos de ESD até que sejam abertos ou retirados novamente. Os aditivos antiestáticos podem ser usados em muitos tipos de embalagens, incluindo filme extensível, espuma, plástico bolha, big bags e muito mais. 

Onde Comprar Big Bag Tipo C no Brasil 

A EmbTec produz os principais tipos de big bags utilizados na indústria e é especializada na fabricação de big bags para produtos perigosos com certificação, inclusive oBig Bag tipo C (condutivo).

Com 10 anos de experiência na fabricação de big bags para produtos perigosos, a EmbTec produz embalagens com a mais alta qualidade. Situada em Santo Antônio da Patrulha/RS, atende todo o Brasil com rapidez, garantia de qualidade e pontualidade. 

Aqui na EmbTec, nossa equipe está pronta para ajudá-lo a esclarecer suas dúvidas sobre sobre a embalagem antiestática, Big Bag tipo C. Contate-nos de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h15 pelo telefone (48) 33301-9420,  ou solicite um atendimento online preenchendo o formulário abaixo.

Taggs.: big bag condutivo, fibc type c, big bag tipo C, proteção estatica, proteção atmosfera explosiva, ESD.