Capacidade de carga e fator de segurança do Big Bag Novo (FIBC).

Capacidade de Carga segura para transporte em Big Bag (FIBC)

Cada big bag novo (fibc) é projetado  para uma carga de trabalho de segurança específica, as mais comuns são: big bag 500 kg, big bag 1000 kg, big bag 1250 kg, big bag 1500 kg, podendo e em alguns casos chegar até 3000 kg. A capacidade de carga do big bag novo (fibc) é determinado pelo cliente, geralmente, a carga de trabalho é escolhida para atingir um peso máximo de carga em um veículo de transporte, projetando o tamanho do big bag partir da densidade do produto envasado.

Fator de Segurança do Big Bag - One way vs Multi Way

1. Big Bags Novos (FIBC) - One way (descartável)

Alguns big bags novos (fibc) de tecido em polipropileno são fabricados para uso único, conhecidas co Os big bags certificados pela ABNT NBR 16029:2012, para o transporte de cargas não perigosas, possuem fator de segurança de 5:1, ou seja, a carga máxima atingida no levantamento cíclico pelas alças suporta 5 vezes a capacidade de carga. Para a comprovação do atendimento a norma, o fabricante de Big Bag deverá apresentar o laudo emitido por um laboratório acreditado ao Inmetro.

Os big bags certificados pela ANTT 5232, para o transporte de cargas PERIGOSAS, possuem fator de segurança de 6:1, ou seja, a carga máxima atingida no levantamento cíclico pelas alças suporta 6 vezes a capacidade de carga. Para a comprovação do atendimento a norma, o fabricante de Big Bag deverá apresentar o certificado emitido por um OCP (Organismo Certificador de Produto) acreditado ao Inmetro. 

Portanto, os big bags que não possuem o laudo da NBR 16029:2012ou o Certificado do Inmetro, não possuem um fator de segurança aceitável perante a legislação Nacional e Internacional. Consequentemente, estes Big Bags, possuem baixa qualidade e são vulneráveis no quesito segurança.

Dica importante de segurança: Nunca use um big bag One way (descartavel) para mais de UM uso. Estes big bags são projetados e fabricados especificamente para um único uso. De acordo com a norma NBR 16029, “o Big Bag (fibc) descartável ou não reutilizável é projetado  e manufaturado para ser utilizado  em apenas uma operação de enchimento” ou seja é perigoso e pode resultar em um ambiente de trabalho inseguro. Não é permitido reutilizar essas embalagens.

2. Big Bag FIBC -  Multi way (reutilizável)

 Alguns big bags novos de polipropileno são projetados e fabricados especificamente para usos múltiplos, neste caso, são  chamados de Big Bags Multi way. Essas embalagens de uso múltiplo (multi way) são classificados com uma taxa de fator de segurança de 6: 1, o que significa que eles têm a capacidade de suportar seis vezes sua carga de trabalho segura classificada. 

 O big bag Multi way conforme a NBR 16029, é projetado para  e manufaturado para uso com número limitado de enchimentos e descarga,  e pode ser uma opção mais econômica do que o de única viagem (big bag one way). Nesse caso, os big bags (fibc) podem ser devolvidos ao local de enchimento e reutilizados por um número limitado de vezes. Nos big bags multi way  recomenda-se utilizar uma etiqueta adicional de contagens da viagens realizadas pode ser adicionada para contar o número de círculos de uso. 

 Dica importante de segurança: O big bag multi way não pode ser usado infinitas vezes, e também os big bags multi way não podem ser reparadas, e se danificados não devem ser usados, bem como não é aconselhado envasar diferentes materiais no big bag multi way em suas diferentes viagens. A inspeção / teste inadequados dos big bags de uso múltiplo é perigoso e pode resultar em um ambiente de trabalho inseguro. 

Para segurança na aquisição de um big bag novo, exija de seu fornecedor o Laudo da NBR 16029 quando for para produto não perigoso.

Já se o Produto envasado for considerado perigoso e transportado em vias terrestres, conforme a ANTT 5232 o Big Bag deve ser Homologado pelo INMETRO

Caso o produto envasado for perigoso e para exportação, deve-se adquirir um Big Bag Homologado pela Marinha do Brasil. 

Você pode contar com a EmbTec para fornecer  big bags novos, dispomos de Big Bags para produtos perigosos e não perigosos atendendo todo o Brasil. Preencha o formulário abaixo, que entraremos em contato com você.