CLASSE 4: SÓLIDOS INFLAMÁVEIS - O QUE PRECISAMOS SABER?.

Sólidos inflamáveis - “substâncias sujeitas à combustão espontânea e substâncias que, em contato com água, emitem gases inflamáveis”,

Os sólidos inflamáveis - Classe 4 - podem criar ameaças potenciais para as indústrias que os utilizam e é por isso que as empresas que utilizam qualquer uma das substâncias consideradas perigosas de classe 4, precisam garantir que tenham procedimentos adequados para o armazenamento, uso e descarte adequados desses materiais, de forma que minimize o perigo para os funcionários, comunidade e meio ambiente.

A seguir, exploraremos alguns temas mais frequentes, que abordam:

  • O que são sólidos inflamáveis de classe 4?
  • Considerações sobre resíduos sólidos inflamáveis
  • Transporte de resíduos sólidos inflamáveis
  • Embalagem Big Bag para sólidos Inflamáveis de classe 4

O que são Sólidos Inflamáveis - Classe 4?

Substâncias sujeitas à combustão espontânea e substâncias que, em contato com água, emitem gases inflamáveis, ou seja, material sólido que imediatamente inicia um processo de combustão com a ajuda de um dispositivo de ignição, são classificados como sólidos inflamáveis Classe 4.

Os materiais da classe 4 sofrem combustão sem alterações externas de densidade ou pressão, eles também são propensos à combustão sem a ajuda de aceleradores químicos. 

Conforme a  ANTT 5232, item 2.4.1.1, a Classe 4 é dividida em três subclasses:

  • 4.1 Sólidos Inflamáveis
  • 4.2 Substâncias sujeitas à combustão espontânea
  • 4.3 Substâncias que, em contato com água, emitem gases inflamáveis

Subclasse 4.1 Classe 4: Sólidos Inflamáveis

Este tipo de resíduo perigoso da Classe 4 é facilmente inflamável ou pode contribuir para um incêndio quando ocorre atrito. 

De acordo ANTT 5232: “Sólidos que, em condições de transporte, sejam facilmente combustíveis, ou que, por atrito, possam causar fogo ou contribuir para tal; substâncias auto-reagentes que possam sofrer reação fortemente exotérmica; explosivos sólidos insensibilizados que possam explodir se não estiverem suficientemente diluídos”.

Exemplos desta categoria incluem:  Borneol - cod. ONU 1312, Ferrocério - cod. ONU 1323, Feno ou Palha - cod. 1327.

Subclasse - 4.2 Substâncias sujeitas a combustão espontânea

Esses materiais estão sujeitos à geração espontânea de calor. Isso pode ocorrer durante o transporte, o que pode causar um incêndio. 

Conforme a ANTT 5232 “Substâncias  sujeitas  a  aquecimento  espontâneo  em  condições normais de transporte, ou a aquecimento em contato com ar, podendo inflamar-se”.

Os materiais espontaneamente combustíveis incluem: Substâncias pirofóricas, Substâncias sujeitas ao autoaquecimento. Exemplos desta categoria:  Carvão, de origem animal ou vegetal - cód ONU 1327, Farinha de Peixe - cód ONU 1374, Zircônio em pó - cód ONU 2008.

Subclasse 4.3 Substâncias que, em contato com água, emitem gases inflamáveis

Essas substâncias são perigosas quando molhadas e quando entram em contato com a água, emitem um gás inflamável ou reagem com violência.

Segundo ANTT 5232: “Substâncias   que,   por   interação   com   água,   podem   tornar-se espontaneamente   inflamáveis   ou   liberar   gases   inflamáveis   em quantidades perigosas”.

Exemplos desta categoria incluem; Zinco em pó - cód. ONU 1436, Magnésio em pó - cód ONU 1418, Silicieto de cálcio - cód ONU 1405

Considerações sobre resíduos sólidos inflamáveis

Se você for um gerador de resíduos perigosos, especialmente os sólidos inflamáveis, é importante entender que deve desenvolver uma estratégia abrangente de transporte e descarte adequado para estes resíduos, pois os resultados do descarte incorreto de sólidos inflamáveis podem ser desastrosos.

A não destinação adequada dessas substâncias aumenta o risco de contaminação ambiental e danos por incêndio. Uma alternativa é contratar empresas com serviço completo de resíduos perigosos, que oferecem descarte responsável e serviços de resposta à emergências que ajudam a garantir que sua empresa permaneça em conformidade, permitindo que se concentre nas operações do dia-a-dia.

O que devo saber sobre transporte de resíduos sólidos inflamáveis?

A empresa geradora de resíduos perigosos é responsável  desde sua geração até sua destinação final. Todas as etapas devem ser bem documentadas atendendo as regulamentações, em especial a do transporte até o descarte de seus sólidos inflamáveis. Como parte desses requisitos, a empresa geradora precisará garantir que durante o transporte sua remessa inclua o MTR (Manifesto de Transporte de Resíduo Perigoso), Nota Fiscal de Remessa, Ficha de Emergência, e a embalagem de acordo com as exigências da ANTT 5232.

Leia também

Embalagem para produtos perigosos

Trabalhar com uma empresa certificada de gerenciamento de resíduos perigosos com ampla experiência ajudará a garantir que todos os materiais que você possui sejam transportados de maneira adequada. Isso é especialmente importante se você estiver transportando mais de um tipo de substância, pois alguns materiais não podem ser carregados, transportados ou armazenados juntos no mesmo veículo de transporte.

Se sua empresa trabalha com sólidos inflamáveis é importante certificar-se de que eles sejam transportados e descartados de maneira adequada. Não fazer isso pode custar caro - a ponto de sua empresa ser multada, podendo ter as operações paralisadas ou até mesmo a prisão dos responsáveis. 

Certifique-se de estar em conformidade com todos os regulamentos estaduais e federais.Transporte e descarte adequadamente os resíduos perigosos e não perigosos.  

Embalagem Big Bag para sólidos Inflamáveis de classe 4

A EmbTec fabrica e comercializa Big Bags Homologados pelo Inmetro para o transporte e destinação final de resíduos contaminados. A resolução ANTT Nº. 5232 regulamenta e exige uma embalagem homologada para o transporte terrestre de Produtos Perigosos.

Big Bags Homologados são ideais para a destinação correta de resíduos perigosos, devido ao elevado nível de eficiência e segurança durante o transporte, triagem e descarga de resíduos, por oferecer proteção ao resíduo contaminado e por ser uma embalagem de baixo custo.

Quer saber se o seu resíduo perigoso pode ser transportado em Big Bag Homologado? Que tal conversar com um de nossos especialistas e ver qual o mais adequado para a sua empresa? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você!

Tags. Produtos Classe 4, Solidos inflamáveis, produto perigoso, meio ambiente, ANTT 5232, MTR, resíduos perigosos.