Como reduzir os custos de embalagem e tornar as entregas mais eficientes.

A embalagem costuma ser uma questão secundária nos negócios, mas pode ter um grande impacto em seus resultados financeiros. O tipo de material, tamanho e peso da embalagem também influenciam no quanto você paga pelo envio, armazenamento e entrega do seu produto. 

Para muitas empresas, embalagens ineficientes podem significar o desperdício de milhares (ou até milhões) de reais ao ano. Ao planejar sua embalagem, escolher os materiais certos e reduzir os tamanhos, você pode obter economias de custo significativas anualmente.

O que é embalagem?

Na logística, embalagens são recipientes ou invólucros, colocados ao redor de uma mercadoria para protegê-la enquanto ela é transportada de um lugar para outro. Por exemplo, as caixas de papelão e o plástico bolha usados para enviar uma câmera digital.

A embalagem do produto pode ser vista como um fator essencial na apresentação profissional de seus produtos, ao mesmo tempo em que agrega valor à experiência do cliente com sua marca. A embalagem do seu produto pode ter  uma grande influência na decisão de compra do cliente, por isso nunca deve passar despercebida.

Quais os tipo de embalagens?

A indústria de embalagens utiliza uma ampla variedade de matérias-primas e tecnologias de impressão para produzir embalagens para os mais diversos tipos de produtos e que ajudam a mantê-los protegidos.

Os tipos de embalagens são:

Por que a embalagem é importante para o seu negócio?

A embalagem desempenha um papel fundamental nos custos em toda a cadeia de abastecimento. Seja na fabricação, execução ou entrega, há espaço para melhorar a eficiência em todos esses estágios.

Ao planejar o tamanho e o  tipo de embalagem, deve ser levado em conta a possibilidade de maximizar a quantidade dos produtos a serem embarcados nos caminhões para o transporte.

Portanto, uma pequena melhoria na eficiência da embalagem pode ter um impacto significativo nos custos de envio e manuseio em toda a cadeia de suprimentos.  Como ocorrido com a fabricante de computadores DELL, que em 2017 redesenhou suas embalagens de vários produtos para reduzir o tamanho. A embalagem de um único modelo de laptop economizou mais de 69.000 dólares em embalagens. A nova embalagem permitiu que a Dell pudesse colocar 13% mais laptops por palete durante o transporte, e todos os esforços combinados de redução de embalagens economizam mais de US $13 milhões por ano.

Na EmbTec é muito comum constatarmos redução de custos nas empresas que utilizavam Tambores de 200 litros  para produtos e resíduos perigosos e que passaram a utilizar big bags homologados de 1000kg. A relação proporcional entre Big Bag e Tambor de 200 litros pode ser mensurada da seguinte forma: 1 Big Bag  equivale a capacidade de 4 a 10 tambores de 200 litros, diferença significativa, essa relação proporciona uma ampla redução de custo com a própria embalagem, visto que um big bag muitas vezes custa menos que um tambor. Também proporcionam uma redução no custo do frete e maior agilidade na movimentação, e ainda o big bag dispensa o uso de embalagens terciárias como filmes stretch e palletes.

Os seguintes fatores afetam diretamente no custo final do produto, transporte e armazenamento.

  •  Peso: Quanto pesa a sua embalagem?
  • Tamanho: Qual é o tamanho da embalagem?

  • Formato: o formato da embalagem afeta a capacidade de empilhar ou preencher o espaço no caminhão?

  • Manuseio: É um material delicado ou perigoso que precisa ser manuseado com cuidado especial, ou necessita de uma embalagem homologada para o transporte?

  • Urgência: A embalagem proporciona agilidade no manuseio da carga?

Suas escolhas na embalagem, de onde você a obtém, quais materiais você usa e seu design, podem impactar a maioria desses fatores.

Comprar Big Bag Telegram Clique aqui para ser atendido através do Telegram

Big bags para produtos sólidos. 

A EmbTec fabrica e comercializa Big Bags Homologados pelo Inmetro para o transporte e destinação final de resíduos contaminados. A resolução ANTT Nº. 5232 regulamenta e exige uma embalagem homologada para o armazenamento e  transporte terrestre de Produtos Perigosos.

Big Bags Homologados também são ideais para a destinação correta de resíduos perigosos, devido ao elevado nível de eficiência e segurança durante o transporte, triagem, descarga de resíduos e por oferecer proteção ao resíduo contaminado, além de ser uma embalagem de baixo custo.

Quer saber se o seu resíduo perigoso deve ser transportado em Big Bag Homologado? Que tal conversar com um de nossos especialistas e ver qual o mais adequado para a sua empresa? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você!

Tags.: tipos de embalagens, redução de custo com embalagem, embalagem big bag.