Como você pode transportar com segurança produtos envasados em Big Bag?.

Se você usa big bag para transportar suas mercadorias em todo o país ou até mesmo exportar, precisa entender como levá-las de A para B da maneira mais segura e mais eficiente possível.

A movimentação de big bags - também conhecidos como contentores intermediários flexíveis para granéis, ou FIBCs - é bastante simples quando você sabe como manusear. No entanto, existem certas orientações que você deve seguir, a fim de garantir que suas mercadorias não sejam danificadas e seus clientes recebam a entrega nas mesmas condições em que estavam quando saíram de seu depósito ou fábrica.

Esteja você transportando cereais, areia, fertilizante, minérios, produto químicos ou resíduos perigosos, é de extrema importância que não haja derramamentos durante o transporte e que suas embalagens sejam entregues com segurança, sem serem rasgadas ou tombadas em qualquer etapa da viagem.

Além disso, é claro, você quer ter certeza de que as pessoas que entregam suas mercadorias, sejam da sua própria equipe ou de empresa terceirizada, estejam sempre seguras.

Então, como você mantém a segurança de suas mercadorias e das pessoas envolvidas no transporte?

A primeira coisa a considerar é que deve-se sempre seguir as instruções ou recomendações impressas na sua embalagem industrial. Estas instruções não existem por acaso, elas fornecem informações importantes sobre o big bag e como eles devem ser manuseados.

Quando cheios, todos os big bags devem ser manuseados e transportados usando o equipamento correto. Por exemplo, na movimentação os big bags nunca devem ser suspensos apenas por uma alça e nem juntando todas em só ponto – a menos que seja um processo específico e liberado nas instruções do fabricante. O correto é que cada lado, com duas alças cada, seja suspenso por um gancho da empilhadeira, equilibrando o peso dos big bags e sem forçar o equipamento de movimentação.

Empilhar os big bags cheios com segurança também é uma consideração importante, caso necessitem, devem ser empilhados das seguintes formas: O método da pirâmide envolve a colocação dos big bags das camadas superiores apoiados em no mínimo quatro big bags abaixo dele, formando uma estrutura piramidal. O outro método envolve apoiar as embalagens contra duas paredes, que devem ser suficientemente fortes para fornecer estabilidade à pilha de big bags.

A distribuição uniforme é fundamental quando os big bags são colocados em qualquer contêiner ou carroceria do caminhão, e não deve haver espaços entre as embalagens.

Os big bags devem sempre ser armazenados de maneira estável, e para evitar rasgos, nunca devem ser embalados em superfícies ásperas ou com arestas vivas e, da mesma forma, se os big bags forem mantidos em uma doca ou em outra área de armazenamento, não deve haver qualquer metal, madeira ou pedra que possam perfurar os sacos.

Os Big Bags também podem ser danificados ou derramados devido a movimentos bruscos, portanto, deve-se ter cuidado para não iniciar ou parar repentinamente durante o transporte dos big bags de um lugar para outro. Também certifique-se que estejam devidamente amarrados, ancorados e acondicionados no compartimento de carga, conforme a Resolução CONTRAN Nº 552.

Finalmente, os big bags usados não devem ser reutilizados, a menos que sejam adequados para reutilização. Se você estiver reutilizando a embalagem, certifique-se de verificar se há danos antes de enchê-lo, pois derramamentos ou acidentes podem custar caro.


Se você precisar de alguma orientação sobre big bag, entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudá-lo com sua dúvida. A EmbTec é especializada em Big Bags para transporte de produtos perigosos, homologados pelo INMETRO para armazenamento transporte terrestre e Big Bags homologados pela Marinha para exportação. Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.

 

Tags.: Manuseio Big Bag, transporte, segurança, contran.