Dicas sobre o armazenamento de produtos químicos perigosos.

Dicas para o armazenamento de produtos químicos perigosos.

O armazenamento adequado de produtos químicos é outro elemento importante de um programa eficaz de gerenciamento de produtos químicos. Isto é porque alguns produtos químicos são inerentemente instáveis ou altamente reativos ou podem se tornar instáveis sob certas condições.

Produtos químicos podem apresentar risco de incêndio ou explosão se não forem armazenados adequadamente, e no caso de derramamentos ou vazamentos de produtos químicos, pode haver um impacto negativo na saúde do trabalhador e no meio ambiente.

Os riscos à saúde e segurança das pessoas e do meio ambiente, decorrentes do armazenamento de materiais perigosos, podem ser eliminados ou reduzidos usando as seguintes boas práticas de armazenamento, confira:

  1. A área deve ser protegida e suficientemente coberta;

  2. As embalagens de armazenamento, como por exemplo Big Bags e Tambores, devem ser obrigatoriamente homologadas pelo Inmetro;  

  3. Os recipientes devem ser armazenados em superfícies impermeáveis;

  4. A área é bem ventilada;

  5. Chuveiro de segurança / lava-olhos acessíveis nas proximidades (a 30 metros);

  6. Restrição a beber, comer e fumar;

  7. Kits de derramamento com materiais para contenção e absorção;

  8. Equipamento de combate a incêndio, mangueiras de incêndio e / ou extintores;

  9. Sinais (placas) em locais visíveis, indicando o EPI que deve ser utilizado ao trabalhar na área;

  10. Os corredores e rotas das empilhadeiras devem ser claramente marcados (se aplicável);

  11. Materiais inflamáveis e combustíveis são armazenados longe de fontes de ignição ou calor;

  12. As revisões e inspeções regulares das áreas de armazenamento de produtos químicos, ajudarão a garantir que os produtos químicos sejam armazenados com segurança e que os controles apropriados estejam em vigor. 

Observação - Em alguns casos, diferentes classes ou grupos de produtos químicos, se misturados, podem criar riscos de incêndio, explosão, formação de ambientes tóxicos, etc. Certas classes ou grupos de produtos químicos devem, portanto, ser protegidos, armazenados separadamente ou mantidos em segurança distância de outros produtos químicos.

As informações de compatibilidade química podem ser encontradas na FISPQ do produto químico e sempre devem ser revisadas antes que o produto químico seja armazenado com outros tipos de produtos químicos

Big Bag homologado para  produtos químicos e perigosos

A resolução 5232/16 da ANTT, determina que o transporte de produtos perigosos deverá, obrigatoriamente, ser em embalagens homologadas, entre elas o Big Bag Homologado.

O acondicionamento por meio de Big Bag homologado para produtos perigosos envolve toda cadeia de gestão destes produtos, desde o início do armazenamento nas instalações da empresa até o transporte para a destinação final.

O Big Bag Homologado para produto perigoso é uma opção versátil, que atende aos padrões de fabricação de acordo com as normas nacionais (ANTT 5232) e internacionais. Big Bags são resistentes, pois são produzidos em tecido de polipropileno virgem de alta resistência, com estabilização contra os raios UV. São embalagens flexíveis e seguras para envase de produtos químicos perigosos. E o melhor de tudo, tem ótimo custo benefício.

Quer saber se o seu produto químico deve ser armazenado ou transportado em Big Bag Homologado? Que tal conversar com um de nossos especialistas e tirar essa dúvida? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.

Tags.: Produtos químicos perigosos, ANTT 5232, armazenamento, segurança no trabalho.