O que é o Número ONU?.

O Número ONU é um código composto por quatro dígitos e usado para identificar  materiais e artigos perigosos (por exemplo, explosivos, itens inflamáveis ou substâncias tóxicas) de acordo com as Recomendações da ONU sobre o transporte de mercadorias perigosas. Usado em todo o mundo, na indústria, comércio e transporte internacional para identificar produtos químicos perigosos ou classes de materiais perigosos. O número ONU (código ONU) é atribuído a cada material perigoso nas listas de produtos perigosos dos regulamentos de todos os modos de transporte. Esses números geralmente variam entre 0000 e 3500 e são preferencialmente precedidos pelas letras "UN" (por exemplo, "UN3077") para evitar confusão com outros códigos numéricos. 

O Número ONU (código ONU) pode ser identificado em diversos países. Sendo composto por quatro dígitos, como se fosse o RG ou ID de um produto, este código é usado para identificar os produtos perigosos.

Os números da ONU são atribuídos por um comitê das Nações Unidas, o Comitê de Peritos  no Transporte de Mercadorias Perigosas que emite "Recomendações sobre o Transporte de Mercadorias Perigosas" (também chamado de "Orange Book"). Produtos químicos não perigosos, por regra, não recebem números da ONU.

Em alguns casos, produtos químicos específicos são atribuídos a um número ONU específico, enquanto em outros casos, um número pode se aplicar a um grupo de produtos com propriedades semelhantes, e se um produto químico se comporta de maneira diferente como um líquido e como um sólido, dois números diferentes podem ser atribuídos.

O uso de números da ONU.

O objetivo principal dos códigos é regulamentar os modos de transporte de produtos químicos perigosos e fornecer informações importantes para as equipes de resposta a emergências em caso de acidente. Os códigos também podem ser usados para identificar incompatibilidades de armazenamento.

Um número ONU (código ONU) é usado pela Agência Nacional de transporte Terrestre (ANTT) como um método de identificação e classificação de produtos para fins de transporte.

Quais os requisitos para o transporte rodoviário de produtos perigosos?

Conforme resolução ANTT nº. 5232/16, item 2.0.2.1, produtos perigosos para o transporte são alocados a números ONU e nomes apropriados para embarque de acordo com sua classificação e sua composição. A Relação de Produtos Perigosos, constante no capítulo 3.2 da Resolução ANTT nº 5232/16, lista os produtos perigosos mais comumente transportados. Tal Relação não é exaustiva e apresenta informações para cada número ONU, como classe de risco; risco subsidiário; grupo de embalagem; instruções para embalagens, IBCs, Big Bags e tanques; etc

Big Bags para produtos perigosos.

Os Big Bags estão se tornando cada vez mais populares nas indústrias, incluindo a alimentícia, de produtos farmacêuticos, produtos químicos e minérios. O aumento do uso de Big Bag homologado para transporte de produtos perigosos sólidos ou pastosos é devido à conveniência, eficiência e principalmente o baixo custo que essas embalagens oferecem.

O Big Bag para transporte de produto perigoso deve ser homologado pelo INMETRO quando for transporte terrestre, e homologado pela Marinha quanto for transporte marítimo ou fluvial. Essa homologação do Big Bag, certifica que a embalagem segue padrões específicos durante a fabricação, asseguram a resistência, a segurança e a qualidade necessárias para o transporte de produtos perigosos.

Ficou interessado? Consulte nossos especialistas e verifique qual o Big Bag Homologado mais adequado a sua necessidade. Mais informações, Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.

Tags.: numero ONU, produtos perigosos, orange book, antt 5232, codigo onu, Antt 5232.