O que é Resíduo Perigoso?.

Os fabricantes e outras indústrias geram uma variedade de resíduos, nas mais diversas formas, tais como: sólido, líquido, gás, até a combinação dos três. Geralmente, um resíduo consiste em qualquer produto que não é mais necessário ou que não pode mais ser usado para o fim a que se destina. Com base em seus efeitos, os resíduos das empresas podem ser classificados como perigosos ou não perigosos. 

Leia Também:

Classificação e dos Resíduos 

Definição de Resíduos Perigosos

Os resíduos perigosos são aqueles que apresentam características que os tornam potencialmente nocivos ou perigosos para a saúde humana ou o meio ambiente. No entanto, o espectro da produção de resíduos perigosos é grande e diversificado, os geradores podem ser desde empresas grandes até as microempresas que produzem sólidos, líquidos, gases, lodo e outros subprodutos por meio de processos de fabricação, descarte de materiais não utilizados ou eliminação de produtos comerciais não utilizados.

Características de Resíduos Perigosos

O Resíduo perigoso (Classe I) é caracterizado em função de suas propriedades físicas, químicas ou infecto-contagiosas, e pode apresentar:

a) risco à saúde pública, provocando mortalidade, incidência de doenças ou acentuando seus índices;

b) riscos ao meio ambiente, quando o resíduo for gerenciado de forma inadequada;

A empresa geradora tem a responsabilidade de determinar se os resíduos gerados a partir de sua operação apresentam qualquer uma das quatro características, que são:

Incendiável - este tipo de resíduo, que inclui óleos usados e solventes usados, pode causar incêndios em certas condições, criar combustão espontânea ou ter um ponto de inflamação em determinada temperatura.

Corrosividade - Resíduos corrosivos consistem em materiais como sólidos compostos de ácidos ou bases, ou geram soluções alcalinas ou ácidas, ou resíduos líquidos que podem corroer recipientes de metal.

Reatividade - Esta propriedade refere-se a resíduos que são “reativos ou instáveis em condições normais, que podem causar explosão ou liberar, gases ou vapores tóxicos sob certas condições.

Toxicidade - Resíduos tóxicos referem-se a resíduos que são prejudiciais ou fatais quando absorvidos ou ingeridos. Os exemplos são resíduos que contêm mercúrio e chumbo.

Os resíduos perigosos se gerenciados de maneira inadequada, podem representar consequências perigosas para a saúde e o meio ambiente. Esse resíduo é gerado em todas as etapas do processo de produção e a manipulação e o descarte devem ser gerenciados com extremo cuidado para evitar impactos adversos à saúde humana ou ambiental. Dessa forma, a conscientização e o descarte adequado de resíduos sólidos vêm sendo cada vez mais difundidos.

Big Bag para resíduo perigoso 

A EmbTec fabrica Big Bags para o transporte e destinação final de resíduos perigosos. A resolução ANTT Nº.5232 regulamenta e exige embalagem homologada para o transporte terrestre de Produtos Perigosos.

Big Bags Homologados são ideais para a destinação correta de resíduos perigosos sólidos, devido ao elevado nível de eficiência e segurança durante o transporte, triagem e descarga de resíduos, por oferecer proteção ao resíduo, além de ser uma embalagem de baixo custo.

Quer saber se o seu resíduo perigoso pode ser transportado em Big Bag para resíduo perigoso? Que tal conversar com um de nossos especialistas e ver qual o mais adequado para a sua empresa? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você!

 

Tags.: Resíduo perigoso, resíduos sólidos, big bag homologado.