O que é um big bag homologado.

O Big Bag certificado de acordo com a portaria nº 320/21 do Inmetro para transporte de cargas perigosas é projetado para transportar materiais perigosos. São embalagens que foram testadas e certificadas como adequadas para transportar produtos sólidos e pastosos. São facilmente identificadas pela impressão em duas faces do selo compulsório do Inmetro,seguido do logotipo da ONU junto com um código que fornece informações sobre o produto que foi certificado.

O transporte terrestre e o armazenamento de materiais perigosos apresentam desafios únicos, além de seguirem regulamentos mais rígidos sobre o transporte rodoviário de produtos perigosos, são submetidos às regras e aos procedimentos estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres através da resolução ANTT 5947, que substituiu a ANTT 5232.

 

No Brasil,  o Inmetro é o orgão responsável em conduzir o processo de certificação dos produtos seguindo normas nacionais e internacionais e considerando a segurança que o produto oferece, riscos à saúde e ao meio ambiente, etc. Após a aprovação do produto pelo OCP (Organismo de Certificação de Produto) credenciado, é obtido o selo do Inmetro, elemento este que dá credibilidade no momento de avaliação da compra. Trata-se de um produto mais seguro e eficiente. O transporte de produtos perigosos em “big bag certificado de acordo com a portaria nº 320/21 do Inmetro para transporte de cargas perigosas ” está em conformidade com a ANTT 55947 (antiga ANTT 5232).

O Inmetro estabelece um programa de avaliação de conformidade para cada tipo de produto, há casos em que a certificação poderá ser compulsória ou voluntária. Para  embalagens de produtos perigosos, a certificação é compulsória e exigida pela ANTT (Agência nacional de transporte terrestre).

 O big bag Cerfificado é fabricado especialmente para transportar e armazenar materiais perigosos ou potencialmente perigosos. Essas embalagens são fabricadas, testadas e certificadas para uma ampla gama de mercadorias, por este motivo há necessidade de mitigar riscos de incêndio, explosão, queimaduras químicas, contaminação tóxica e principalmente danos ao meio ambiente.

O QUE É A CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA 

A certificação compulsória é decorrente da legislação que dispõe de normas específicas para avaliar riscos do produto. Para o produto receber a certificação, o fabricante é obrigado a aderir a todas as exigências estabelecidas pelo Inmetro.

Em geral, são homologados produtos, equipamentos e peças que precisam preservar riscos à saúde dos consumidores, à segurança física, individual e do meio ambiente. Somente com a verificação de conformidade, o produto receberá um selo do Inmetro atestando sua adequação aos requisitos das normas e legislações. 

A adesão a um programa de certificação gera custos ao fabricante, em contrapartida benefícios também, principalmente para quem compra os produtos aprovados, a certificação compulsória gera credibilidade ao produto, especialmente com relação à questão da segurança, atualmente os consumidores estão cada dia mais conscientes com relação a aquisição de produtos e buscam não apenas qualidade, mas principalmente segurança e conformidade com a legislação.

DIFERENCIAIS DO BIG BAG CERTIFICADO PARA TRANPORTE TERRESTRE

Ao atender todos os requisitos técnicos, seja com seus produtos de origem brasileira ou importados, e obter sua certificação Inmetro, os produtos poderão ser comercializados com segurança, garantia e confiança entre o mercado consumidor.  

Conforme o site do Inmetro, certificação de produto é o meio de se atestar que o produto foi fabricado de forma a atender aos requisitos de uma Norma ou de um Regulamento Técnico. A certificação é feita por Organismos de Certificação Credenciados - OCC no Sistema Brasileiro de Certificação. (Fonte Inmetro)

O QUE É O  OCP (ORGANISMO DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS)

Um OCP (Organismo de Certificação de Produtos) é o contato que você terá no processo de certificacação do produto, responsável pelo processo, realização de todos os testes e avaliações necessários conforme regulamentação existente. Os OCPs também são laboratórios, centros de pesquisa, universidades e empresas de engenharia, entre outros órgãos com pessoal e equipamentos especializados para avaliar a conformidade dos mais variados produtos. 

FABRICANTE DE BIG BAG CERTIFICADO PARA PRODUTOS PERIGOSOS

A EmbTec é fabricante de big bag Big Bag certificado de acordo com a portaria nº 320/21 do Inmetro, focada em oferecer big bags com o mais alto padrão de qualidade e tecnologia. Nossos especialistas em Big Bags estão prontos para orientá-lo a selecionar a embalagem de acordo com a legislação e produto que será envasado. Para falar com um de nossos especialistas em big bags certificados, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.

Tags: Big Bag portaria 320 do Inmetro, Produto Perigoso, portaria 141, Contentor Flexível, UN Certified, venda de bags.