Preciso Exportar, e agora qual embalagem utilizar?.

É importante saber que existem diversos tipos de embalagens para exportação e que a escolha ideal para transportar a sua mercadoria depende das especificidades dela, tais como peso, altura e quantidade. A escolha da embalagem correta é vital para que a exportação seja viável e segura. Neste post falaremos sobre o Big Bag para granéis sólidos.

O QUE É BIG BAG

O big bag é uma embalagem voltada para o armazenamento e deslocamento de produtos, e este tipo de embalagem é uma das mais resistentes. O big bag é muito utilizado para a exportação de produtos sólidos, como café, açúcar, milho, amendoim, minérios e petroquímicos, e principalmente produtos sólidos perigosos.

O big bag é considerado uma embalagem grande, caracterizado por sua forma cúbica, também é flexível pois é fabricado em tecido de polipropileno, fazendo desta uma embalagem de alta resistência ao rompimento. Quando cheios de material, os big bags podem suportar até 3.000 quilos, conforme o projeto da embalagem. As alças foram projetadas para serem colocadas ao redor dos garfos de uma empilhadeira para mover o big bag de um local para outro. Você também pode colocar a embalagem em um palete e levantá-la por baixo - uma opção que coloca consideravelmente menos estresse na própria embalagem, no entanto, os paletes não são obrigatoriamente necessários.

MEU PRODUTO É PERIGOSO, POSSO TRANSPORTAR EM BIG BAG?

Sim! Se você estiver envolvido no transporte de materiais perigosos, precisará usar embalagem homologada para armazenamento e transporte. Estas embalagens necessitam ser bem construídas, de modo a evitar desastres ambientais. Isso se torna muito importante, especialmente se o material que você está transportando for tóxico ou volátil por natureza.

Em todo o mundo, o transporte de produtos perigosos é regulamentado dentro de uma estrutura estabelecida pelo Subcomitê de Especialistas das Nações Unidas (ONU) sobre Transporte de Mercadorias Perigosas, que fornece diretrizes internacionais consistentes para evitar acidentes e danos a pessoas, propriedades e meio ambiente. Ou seja, tem a função de identificar produtos que oferecem perigo. O número ONU é composto por quatro dígitos e fica na parte de baixo do painel laranja (o painel de segurança). É como se fosse o RG de um produto perigoso, e com este número você poderá verificar se o seu produto poderá ser transportado em big bag.

O QUE É BIG BAG HOMOLOGADOS PARA EXPORTAÇÃO?

O big bag homologado pela Marinha é uma opção versátil de embalagem para produtos sólidos e pastosos, capaz de transportar e armazenar uma variedade de produtos perigosos, e oferecem à sua empresa uma opção de embalagem com uma combinação única de flexibilidade, durabilidade e acessibilidade incomparável na indústria de embalagens.

O big bag homologado para exportação de produtos perigosos, é certificado pela Marinha e projetado para transportar materiais perigosos. Esses big bags foram testados e certificados para transportar materiais sólidos e pastosos. Os big bags homologados pela Marinha recebem a impressão do selo compulsório que deve conter as mesmas informações descritas no certificado de homologação emitido pela Marinha do Brasil.

“Conforme as normas da autoridade marítima para homologação de material, estabelecida pela Marinha do Brasil através do NORMAM-05/DPC - as informações contidas no Código IMDG são dirigidas ao pessoal, às indústrias e prestadores de serviços, interessando, igualmente, ao fabricante e ao consumidor. Os fabricantes, os embaladores das cargas e expedidores devem se ater à terminologia e doutrina inerentes do Código IMDG, cabendo à Diretoria de Portos e Costas implementá-lo e zelar pelo seu fiel cumprimento”.

Se os seus big bags não apresentarem essa marcação do selo compulsório, mesmo que sejam embalagens de alta qualidade, não são considerados certificados pela Marinha, logo não poderão ser usados para transporte de produtos perigosos.

As empresas que transportam, movimentam ou armazenam materiais perigosos precisam de embalagens duráveis e de alta qualidade nas quais possam confiar para envasar seus materiais com segurança, bem como deverão obrigatoriamente utilizar embalagens homologadas (Big Bag) e certificadas pela Marinha do Brasil, com base no código marítimo internacional de produtos perigosos – Código IMDG e NORMAM-05/DPC.

Como Fabricante de Big Bags Homologadospela Marinha a EmbTec é a empresa certa para o seu negócio. Nossos Big Bags para exportação de materiais perigosos recebem a certificação da Marinha do Brasil, e são fabricados com os melhores materiais que esse setor tem a oferecer. Ficou interessado? Preencha  o formulário abaixo que um de nossos especialistas entrará em contato para lhe ajudar a escolher o Big Bag mais adequado a sua necessidade. 

Tags: UN Certified Bulk Bags, Fibc UN, Big Bag Marinha, Big Bag Exportação, Bag Marinha.