Recebi uma carga em Bag, o que devo fazer?.

As vantagens econômicas e ergonômicas dos big bags no manuseio de produtos a granel estão criando uma conversão constante de muitas embalagens alternativas (sacos pequenos, caixas, IBCs rígidos, etc.) para o uso de bag (big bag). 

Confira nossas orientações para o Recebimento de uma carga em bag:

 Conferindo a Carga 

1- Para realizar o descarregamento de carga de caminhão com lona, atente-se para o acúmulo de água na parte superior da lona. A mesma deve ser retirada sendo enrolada da frente para trás do veículo, e nunca pela lateral, impedindo assim que ao puxar a lona para o chão, a água que esteja sobre a mesma e venha a molhar a carga;

2- Confira a carga no momento do recebimento, atente-se aos dados da nota fiscal, como quantidade de volumes, peso (se houver balança para conferência) e dados do fornecedor. O canhoto da Nota Fiscal deve ser preenchido, assinado, carimbado e entregue ao motorista, juntamente com o canhoto do manifesto;

3 - Problemas com embalagens durante a descarga, sempre que possível devem ser fotografados no ato da sua detecção, ainda no veículo. Envie-nos a(s) foto(s) da(s) embalagem(ns) danificada(s), da(s) etiqueta(s) e do(s) nºs do(s) Big Bag(s) para que o setor responsável possa tomar as providências de reposição do material e ações corretivas necessárias o mais breve possível. 

Manuseio do Bag

1 - É possível realizar o descarregamento através do sistema de içamento do Big Bag (pelas alças), bem como pela movimentação do pallet quando houver.

2 - Ao utilizar as alças para movimentação, é fundamental que todas as quatro alças do Big Bag de Ráfia estejam implantadas ao mesmo tempo.

3 - Antes de alçar o Big Bag de Ráfia, cuidar com as condições dos garfos da empilhadeira que não devem ter cantos vivos. 

4- O operador de empilhadeira deve transportar somente um Big Bag de Ráfia de cada vez até o seu local de armazenagem, não sendo recomendada a movimentação de mais de um Big Bag por vez.

Armazenamento do Bag

1 - Os Big Bags devem ser armazenados em local limpo e seco, de preferência evitando contato direto com solo.

2 -  Os Big Bags podem ser armazenados ao ar livre, porém deve-se cuidar para que nunca sejam mantidos em locais que exista água empoçada. Também é necessário uma cobertura de lona para evitar contato com o sol e com chuva.

3- Não se recomenda o empilhamento dos Big Bags sob risco de queda do material, e/ou quebra dos pallets (se houver).

Quer saber tudo sobre o Manuseio de Big Bag? Elaboramos um manual de recomendações explicativo e ilustrado; é Grátis!, clique aqui e baixe agora.

Tags.: Manuseio do Bag; Armazenamento do Bag;  carga em Bag; big bag de ráfia