Tudo sobre Nitrato de Amônio.

O nitrato de amônio, fórmula molecular (NH4NO3) está disponível comercialmente como um sólido cristalino incolor e processado em grânulos para aplicações específicas. Solúvel em água, o nitrato de amônio, não queima prontamente, mas queima se for contaminado com material combustível. Ele acelera a queima de material combustível e produz óxidos tóxicos de nitrogênio durante a combustão, além de ser usado para fazer fertilizantes e explosivos e como nutriente na produção de antibióticos. O nitrato de amônio é uma substância cristalina incolor (com ponto de fusão a 169,6 ° C). É altamente solúvel em água; O aquecimento da solução de água decompõe o sal e forma o óxido nitroso (conhecido como gás hilariante).

O nitrato de amônio é um sólido branco semelhante a um cristal que é feito em grandes quantidades industriais. Seu maior uso é como fonte de nitrogênio para fertilizantes, mas também é usado para criar explosivos para mineração. Fonte BBC.com.

O nitrato de amônio é produzido em diversos países, inclusive o Brasil e é relativamente barato para comprar. Mas armazená-lo pode ser um problema e já foi associado a graves acidentes industriais no passado. Como o nitrato de amônio sólido pode sofrer decomposição explosiva quando aquecido em um espaço confinado, regulamentações governamentais foram impostas sobre seu transporte e armazenamento.

Leia Também:

EMBALAGEM PARA PRODUTOS QUÍMICOS PERIGOSOS.

Quais as características de nitrato de amônio?

O nitrato de amônio está disponível comercialmente como um produto sólido, perolado, branco cristalino, com 34% de nitrogênio (50% N-nítrico e 50% N-amoniacal). Possui forte ação oxidante e, por ser muito higroscópico, requer recobrimento de seus grânulos para reduzir o empedramento e o consequente esfarelamento. É solúvel em água e não queima prontamente, mas queima se for contaminado com material combustível. Acelera a queima de material combustível e produz óxidos tóxicos de nitrogênio durante a combustão. 

Para que serve o nitrato de amônio?

O nitrato de amônio é comumente usado em fertilizantes, em pirotecnia, herbicidas e inseticidas e na fabricação de óxido nitroso. 

O nitrato de amônio é utilizado em fertilizantes e explosivos. O grau comercial contém cerca de 33,5% de nitrogênio, todo em formas utilizáveis pelas plantas e é o componente nitrogenado mais comum entre os fertilizantes artificiais. O nitrato de amônio também é empregado para modificar a taxa de detonação de outros explosivos, como a nitroglicerina nos chamados dinamites de amônio, ou como um agente oxidante que são misturas de nitrato de amônio e alumínio em pó.  

É usado como um absorvente para óxidos de nitrogênio, ingrediente de misturas congelantes, oxidante em propelentes de foguetes e um nutriente para leveduras e antibióticos. Também é usado em explosivos (especialmente como uma mistura de óleo) para detonar rochas e na mineração. 

Porque o nitrato de amônio explode (é perigoso)? 

Por si só, o nitrato de amônio é relativamente seguro de manusear, no entanto, como se trata de uma substância muito oxidante e que reage com diversos outros compostos, ele desencadeia uma reação com a liberação de um grande volume de gás. O armazenamento inadequado está sujeito à contaminação com produtos inflamáveis, exposição ao calor ou retenção de gases, o que pode causar explosões, isso o torna extremamente perigoso porque se um incêndio o atingir, a reação química será muito mais intensa.

O NITRATO DE AMÔNIO é um composto explosivo e é usado em todo o mundo em operações de mineração e construção que exigem detonações. Sob condições normais, o produto químico é altamente estável. Ele pode explodir após a exposição a contaminantes ou óleo combustível e depois aquecido, o que desencadeia uma cascata de reações. 

Quando o nitrato de amônio explode, ele pode liberar gases tóxicos, incluindo óxidos de nitrogênio e gás amônia. A pluma laranja é causada pelo dióxido de nitrogênio, que costuma estar associado à poluição do ar.

Leia Também: 

EXPLOSÃO EM BEIRUTE.

Informações importantes sobre o nitrato de amônio.

Fórmula molecular:  (NH4NO3)

Sinônimos: Nítrico de amônio, salitre de amônio, Nitrato de amônio

Número ONU: 1942 - O nitrato de amônio pode se referir a uma variedade de fertilizantes à base de nitrato de amônio (com o número ONU 2067 e  ONU 2071).

Pictogramas de perigo: 

 Nitrato de amonio pictograma de perigo

 Acidentes envolvendo o nitrato de amônio na história: 

  • Em 1921, cerca de 4.500 toneladas de nitrato de amônio causaram uma explosão em uma fábrica em Oppau, Alemanha, matando mais de 500 pessoas. Veja mais.
  • O acidente industrial mais mortal da história dos Estados Unidos ocorreu em 1947 em Galveston Bay, Texas. Pelo menos 581 pessoas morreram quando mais de 2.000 toneladas do produto químico detonaram a bordo de um navio que havia atracado no porto. Fonte History.com.
  • Uma explosão envolvendo nitrato de amônio e outros produtos químicos matou 173 pessoas no porto de Tianjin, no norte da China, em 2015. Fonte Terra.com.br.
  • Em 2020 uma explosão ocorrida na região portuária de Beirute, capital do Líbano, segundo as autoridades libanesas, parece ter sido causada por um incêndio que atingiu 2.750 toneladas de nitrato de amônio (substância usada na produção de explosivos e fertilizantes) confiscados e armazenados sem o devido cuidado por aproximadamente seis anos no porto. Leia mais. 

No Brasil, a compra e venda do nitrato de amônio é fiscalizada pelo Exército. O produto, considerado como explosivo, é regulado pelas portarias 56, de 2017, e 147, de 2019, que diz especificamente sobre o nitrato de amônio. 

Em 2013 um incêndio gerou uma nuvem de fumaça tóxica sobre que atingiu seis bairros da cidade de São Francisco do Sul, no estado de Santa Catarina, onde estavam armazenadas até 40 toneladas de fertilizante de nitrato de amônio. O governo estadual primeiro disse que a fumaça não era tóxica, mas depois admitiu que a fumaça era levemente tóxica e moderadamente perigosa, causando irritação na pele, olhos, membranas mucosas e garganta. Os bairros afetados foram evacuados, as aulas escolares foram suspensas, as lojas fechadas e a rodovia que leva a São Francisco do Sul foi fechada. Fonte G1.com. 

Já em 2017, o acidente foi numa das empresas do polo industrial de Cubatão no estado de São Paulo. Uma investigação revelou que a explosão foi causada pelo superaquecimento das engrenagens de uma esteira usada no transporte do produto. Fonte UOL.com.br

Como armazenar o nitrato de amônio de forma segura?

O nitrato de amônio pode ser prejudicial, mas você pode se proteger de seus perigos e a primeira recomendação é ler a FISPQ do produto.  

  • Ao manusear o nitrato de amônio, não cometa o erro de comer, beber ou mesmo fumar. É muito perigoso.
  • É aconselhável proteger as vias respiratórias ao trabalhar com este produto químico para evitar a inalação.
  • Não use nitrato de amônio em um local confinado com pouca ou nenhuma ventilação, ou em um ambiente próximo ao fogo porque é altamente explosivo.
  • Ao misturar nitrato de amônio com água para criar uma solução, tome cuidado com o gás suave que ele forma. Certifique-se de que suas vias aéreas estão bem protegidas.
  • Os produtos químicos não devem ser armazenados de qualquer forma ou em um lugar aleatório. Eles devem ser armazenados em um local muito seguro, reservado apenas para produtos químicos.

Leia Também: 

ORIENTAÇÕES PARA O ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS QUÍMICOS. 

O nitrato de amônio deve ser armazenado em uma embalagem, big bag para nitrato de amônio ou recipiente hermeticamente fechado (dependendo da quantidade). Mantenha o produto químico longe de qualquer material combustível, vestígio de fogo ou calor.  

Embora o nitrato de amônio tenha uma forte solubilidade em água, isso não significa que seja igual a outros produtos químicos líquidos descartados pelo ralo. Ele contamina a água e pode afetar a vida aquática.

A melhor maneira de descartar o nitrato de amônio é coletá-lo e embalá-lo de acordo com as especificações estabelecidas e enviá-lo a uma instalação de eliminação de resíduos devidamente regulamentada e aprovada. Também para o transporte, é necessário atender os requisitos da ANTT 5947, inclusive com relação ao uso de embalagens homologadas pelo Inmetro.

Embalagem para produtos sólidos à base de nitrato de amônio

O nitrato de amônio sólido, por se tratar de produto perigoso, deve ser certificado de acordo com a portaria nº 320/21 do Inmetro para transporte de cargas perigosas e conforme a ANTT 5947 (Antiga ANTT 5232) ou pela Marinha do Brasil de acordo com a DPC-Normam/05, quando para exportação ou transporte marítimo.

Leia Também: 

BIG BAG PARA TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS.

Os Big Bags para nitrato de amônio devem ser à prova de umidade e adequadamente fechados para evitar a entrada da mesma. Devem mostrar resistência adequada à deterioração causada pelas condições climáticas para qual possam estar expostos e condições de manuseamento. Eles devem ser resistentes à contaminação por água e óleo, por esse motivo, são compostos por polietileno na parte interna (liner) e polipropileno na parte externa (corpo), que oferecem segurança e resistência. 

A EmbTec é fabricante de Big Bags Certificados pelo Inmetro e Marinha, focada em oferecer Big Bags com o mais alto padrão de qualidade e tecnologia. Nossos especialistas em Big Bags estão prontos para orientá-lo a selecionar a embalagem de acordo com a sua necessidade. Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você. 

Tags.: big bags para nitrato de amônio, nitrato de amônia, ammonium nitrate, Nítrico de amônio, salitre de amônio, IBC.