Olá! Seja muito bem-vindo(a) a Embtec!

Preencha os campos abaixo para conversar conosco.

5 razões pelas quais a embalagem homologada para produtos perigosos é importante.

As embalagens homologadas para produtos perigosos são vitais por vários motivos, em especial pela segurança e o cumprimento das regulamentações nacionais e internacionais.

1. Segurança

A garantia da segurança das pessoas, da propriedade e do meio ambiente durante o transporte e armazenamento.

Muitos produtos perigosos, como líquidos inflamáveis, substâncias tóxicas e explosivos, podem representar riscos significativos se não forem contidos e embalados adequadamente.

A embalagem adequada ajuda a evitar vazamentos, derramamentos, explosões e outros acidentes que podem resultar em ferimentos, danos materiais ou contaminação ambiental.

2. Conformidade legal

O transporte de materiais perigosos está sujeito a regulamentos e diretrizes rigorosas impostas por diversas autoridades nacionais e internacionais, tais como:

  • Nações Unidas (ONU);

  • Organização Marítima Internacional (IMO) e outros;

  • IMDG CODE;

  • Marinha do Brasil - Normam-321/DPC;

  • ANTT 5998 (Antiga ANTT 5947 e 5232);

  • Aprovação Inmetro.

Essas regulamentações são projetadas para proteger a saúde pública, a segurança e o meio ambiente. O nãocumprimento dos padrões definidos por essas organizações pode resultar em multas, penalidades, responsabilidades legais e interrupções nas operações de transporte.

3. Eficiência de Transporte

As embalagens de produtos perigosos devem ser compatíveis com o meio de transporte utilizado (por exemplo, aéreo, rodoviário, ferroviário, marítimo) e atender aos requisitos específicos para esse modo de transporte.

A conformidade com os regulamentos de embalagem reduz o risco de atrasos, rejeições ou outras interrupções durante o transporte, garantindo que materiais perigosos possam ser transportados com segurança e tranquilidade até seus destinos pretendidos.

4. Gestão de Riscos

Garantir que usamos o código de identificação de embalagem (marcação) correto minimiza os riscos associados ao transporte de produtos perigosos, fornecendo contenção, proteção e identificação adequadas.

Ele também ajuda os socorristas a identificar rapidamente a natureza dos materiais perigosos em caso de incidente, permitindo que eles respondam de forma adequada e eficaz.

5. Reputação e responsabilidade

A embalagem adequada também protege a reputação e a responsabilidade de remetentes, transportadoras e outras partes interessadas envolvidas no processo de transporte.

A conformidade com os regulamentos de embalagem demonstra responsabilidade, o que melhora a reputação de uma empresa e reduz o risco de responsabilidades legais resultantes de acidentes ou incidentes durante o transporte, armazenamento e descarte

Pontos importantes sobre marcações e embalagens Homologadas

As marcações das embalagens homologadas são essenciais para o transporte seguro de materiais perigosos em todo o mundo.

Esses regulamentos garantem que mercadorias perigosas sejam devidamente identificadas, embaladas e etiquetadas para minimizar os riscos durante o transporte.

Por exemplo: Um Big Bag Homologado pela Marinha do Brasil também deve conter obrigatoriamente o Selo Compulsório Impresso. As inscrições descritas no Selo Impresso no corpo do Big Bag (FIBC), devem ser as mesmas descritas no certificado de homologação emitido pela Marinha do Brasil.

Selo Compulsório 

O Selo compulsório (ou Marcação, conforme a NORMAM-321/DPC indica que o contentor que você recebe corresponde ao modelo testado, e atende, também, às mesmas especificações do protótipo homologado. A marcação indica que a embalagem produzida está em conformidade com o tipo construído e testado, obedecendo ao especificado no Código IMDG, considerado por ocasião da fabricação.

O Big Bag Homologado pela Marinha (FIBC) dispõe de um sistema exclusivo de identificação que permite ao usuário rastrear: a origem, o fabricante, e outros atributos importantes do Big Bag. Esse sistema de identificação é extremamente importante para o manuseio, enchimento e uso seguro do Big Bag Homologado, dada a natureza perigosa do produto envasado.

Abaixo, há uma descrição do Selo Compulsório do Big Bag homologado pela Marinha (FIBC) e o significado de cada caracter individual:

  1. Logotipo da embalagem das Nações Unidas;

  2. Número de código que designa o tipo de projeto FIBC (BIG BAG);

  3. Letra maiúscula identificando o padrão de desempenho sob o qual o tipo de projeto foi testado com sucesso;

  4. O mês numérico e o ano de fabricação;

  5. País que autorizou a atribuição da marca;

  6. Nome ou símbolo do fabricante, da entidade certificadora e nº da homologação;

  7. A carga de teste de empilhamento em quilogramas;

  8. Capacidade de Carga. 

Por que escolher a EmbTec  para sua embalagem homologada (Certificação da ONU)

Temos conhecimento especializado e experiência em projetar e fabricar big bags homologados que atendem aos rigorosos requisitos de certificação da ONU para produtos perigosos.

Nossas embalagens ONU são projetadas para atender às necessidades específicas de nossos clientes. Isso pode incluir projetar e fabricar embalagens que atendam aos requisitos exclusivos de diferentes tipos de produtos perigosos, meios de transporte e grupos de embalagens. 

Fabricamos Big Bags para produtos perigosos homologados de acordo com a portaria 320/21 do Inmetro para o Transporte terrestre e Big Bags Homologados pela Marinha de acordo com Normam-321/DPC (Antiga Normam-05/DPC) para exportação.

Tags: Produtos Perigosos, Big Bag para Exportação, Big Bag Homologado para Transporte Terrestre

Conheça nossos Big Bags

  • Big Bag Homologado Marinha 1000kg 90x90x120cm
  • Big Bag  com Válvula Superior e Inferior
  • Big Bag  com Saia Superior e Fundo Fechado
  • Big Bag com Saia Superior e Fundo com válvula

Baixe nossos Materiais Gratuitos

  • Reduza custo com tambores
  • E-book Manual de Segurança e utilização do Big Bag
  • Calcule o Tamanho do Big Bag
  • Ebook Atualização da NBR 14725/2023
  • E-book, Big Bag para transporte de produtos perigosos - Manual do comprador
  • Ebook Atualização da NBR 16725/2023
  • Ebook Grátis NBR 7500
  • E-book Tudo Sobre Big Bags