Ambiente Sensível a Energia Estática - Como decidir qual Big Bag usar em sua indústria.

O Big Bag é uma embalagem muito versátil  que pode ser utilizada em diversas aplicações, porém existem Big Bags específicos para produtos e atividades industriais. Neste artigo, vamos ajudá-lo a decidir qual a melhor opção de Big Bag para sua indústria e seu negócio. Sejamos realistas, a maioria dos Fornecedores de Big Bags não busca entender para o quê será utilizada a embalagem e dispõem de três ou quatro tamanhos e tipos de Big Bags, e o cliente precisa se adaptar às opções disponíveis e correr risco de comprar o Big Bag errado ou ineficiente

Para comprar o big bag certo que se adapte às necessidades de sua empresa, exige-se experiência e preparação por parte do Fornecedor, pensando nisso a EmbTec treinou um time de especialistas que poderá desenvolver com você um Big Bag exclusivo que atenda às características específicas para sua operação.

Clique aqui e fale com um especialista agora ou continue lendo este artigo para descobrir qual Big Bag atende as suas necessidades!

1 - Considere o Meio Ambiente Industrial

A escolha do tipo certo de Big Bag depende de muitos fatores, como o ambiente da planta de produção, o local onde essas embalagens são enchidas, onde são descarregadas e o produto que você deseja envasar/armazenar. 

Em relação ao Ambiente Industrial a eletricidade estática do ambiente desempenha um papel na escolha do tipo certo de Big Bag que por sua vez é muito importante para  mitigar o risco de acidente industrial. Quando se trata do transporte e armazenamento deve-se levar em consideração a classificação química do produto e se perigoso, deve-se considerar o código ONU para aquisição da embalagem que atenda às legislações.

 Comprar Big Bag pelo WhatsApp

Escolher o Big Bag certo pode não ser uma tarefa fácil: Big Bags podem ser divididos em quatro categorias gerais de proteção com base em seu material: Tipo A, B, C ou D. A seguir, vamos explicar os diferentes tipos para ajudá-lo a escolher a embalagem perfeita.

2 - Big Bags Tipos A, B, C, D

 Eletricidade estática - Um dos fatores que pesam na escolha do Big Bag é o controle da eletricidade estática. Quando os big bags são enchidos e descarregados rapidamente, o movimento do fluxo de substâncias em pó fino pode causar um acúmulo de eletricidade estática e a remoção ou prevenção de uma carga elétrica é fundamental na movimentação (carga e descarga) de produtos inflamáveis (combustíveis) ou em um ambiente onde poeira combustível possa estar presente.

Eletrecidade Estatica Big Bag Tipo C, Big Bag Tipo D

 Big Bag Tipo A

Fabricado em tecido de polipropileno liso, esse tipo de Big Bag não oferece proteção estática. Os Big Bags  tipo A são frequentemente usados para transportar produtos que não são inflamáveis por natureza, eles não possuem proteção estática ou outros recursos de segurança eletrostática. Gases combustíveis ou solventes não devem ser mantidos próximos a essas embalagens. 

Exemplos de uso seguro de Big Bag Tipo A:

  • Para transportar produtos não inflamáveis;

  • Em ambiente que não haja solventes ou gases inflamáveis presentes ao redor da embalagem;

  • Para produtos com MIE >1000 mJ.

 quero cotação de Big Bag

Big Bag Tipo B

Semelhante ao Big Bag Tipo A, mas apresentam proteção superior contra eletricidade estática, que pode ser criada durante o manuseio dos produtos dentro do Big Bag e não possuem nenhum mecanismo para dissipar a eletricidade estática. O Big Bag tipo B pode ter um revestimento antiestático especial que têm uma baixa tensão de ruptura (geralmente abaixo de 6 kV), o que é bastante eficaz na prevenção da ignição de misturas explosivas de poeira e ar. No entanto, essas embalagens não podem dissipar a eletricidade estática e, portanto, não podem ser rotulados como antiestáticos. Eles são perfeitos para o transporte seguro de pós secos e inflamáveis, mas devem ser mantidos a uma distância segura de gases ou solventes inflamáveis. Os big bags tipo B também podem ser produzidos com revestimento ou com forro (liner) antiestático.

Exemplos de uso seguro do Big Bag Tipo B:

  • Para transportar pós secos e inflamáveis com MIE >3 mJ;

  • Em ambiente que não haja solventes ou gases inflamáveis presentes ao redor da embalagem. 

Big Bag Tipo C (Condutores)

Estes são conhecidos como Big Bags Condutores, são fabricados em tecido de polipropileno não condutor entrelaçado com fios condutores costurados tradicionalmente em um padrão de grade. O Big Bag  tipo C protege contra descargas estáticas perigosas através do aterramento da própria embalagem durante os processos de enchimento e descarga. São perfeitamente seguras quando aterradas, pois qualquer potencial eletrostático que se acumule como resultado do enchimento ou descarga é conduzido imediatamente com segurança do Big Bag para o solo, através do sistema de aterramento.

Big Bags Tipo C

Quando usados de forma correta e consistente (devidamente aterrado), os Big Bags Tipo C são seguros em praticamente qualquer ambiente inflamável ou combustível com MIEs (Energias Mínimas de Ignição) muito baixos.

Big Bag Tipo C, Fibc type c

 Exemplos de uso seguro do Big Bag Tipo C: 

  • Para transportar pós secos e inflamáveis com MIE ≤ 3 mJ;

  • Muito seguro quando usado corretamente;

  • Pode ser extremamente perigoso quando deixado sem aterramento durante o enchimento ou descarga;

  • Tipo de Big Bag mais comum para mitigar descargas estáticas em processo. 

Big Bag Tipo D

Eles são semelhantes aos Big Bags Tipo C, mas não requerem aterramento. O tecido usado nos Big Bags tipo D é totalmente dissipador de estática: ele dissipa automaticamente a carga estática, em vez de acumulá-la e causar uma faísca.

Esses Big Bags são projetados para evitar com segurança a ocorrência de faíscas incendiárias  sem a necessidade de uma conexão ao solo.

Exemplos de uso seguro do Big Bag Tipo D:

  • Para transportar pós secos e inflamáveis com MIE ≤ 3 mJ;

  • Usado para  transportar com segurança pós inflamáveis;

  • Usado com segurança quando solventes ou gases inflamáveis estão presentes no Big Bag;

  • NÃO USE quando a superfície do saco estiver contaminada ou coberta com materiais condutores, como água ou graxa.

3 - Big Bag para Produtos Perigosos 

Big bags para produtos ou resíduos classificados como perigosos (classe 1), devem possuir uma homologação específica junto aos órgãos certificadores. São considerados produtos perigosos aqueles que se enquadram na lista Orange Book da ONU (Organizações das Nações Unidas), você pode conferir a  versão em inglês clique aqui.

Big Bag Homologado - ANTT 5947 (Antiga ANTT 5232 e 420)  

Para que você tenha a garantia de que está fazendo o transporte de produtos perigosos usando um big bag para produtos perigosos certificado de acordo com a portaria nº 320 de julho/21 do Inmetro e de acordo com a legislação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT 5947, antiga ANTT 5232 e 420), é preciso que tome alguns cuidados e preste atenção nos detalhes. 

Para comprovar a homologação, a empresa deve apresentar um certificado emitido por um Organismo Certificador de Produto (OCP), acreditado pelo Inmetro. Somente recebem a certificação os produtos aprovados em ensaios rigorosos realizados nos laboratórios acreditados. 

Cada produto possui um certificado específico, onde suas características estão descritas detalhadamente. As especificações presentes no certificado devem ser as mesmas apresentadas no Selo Compulsório do Inmetro, que obrigatoriamente será impresso no corpo do big bag. Saiba como identificar o Big Bag Homologado (ANTT 5947).

Big Bag Homologado - Marinha (Norman 05/DPC)

Todos os produtos perigosos passíveis de exportação, deverão obrigatoriamente utilizar big bags homologados pela Marinha do Brasil, com base no código marítimo internacional de produtos perigosos – Código IMDG e NORMAM-05/DPC

A comprovação da certificação do contentor flexível (Big Bag) homologado é dada pela apresentação do certificado expedido pela Marinha do Brasil. 

Assim como os big bags homologados ANTT 5947, os big bags homologados pela Marinha do Brasil também devem conter obrigatoriamente o Selo Compulsório impresso. As inscrições descritas no Selo impresso no corpo do big bag devem ser as mesmas descritas no certificado de homologação emitido pela Marinha do Brasil. Saiba mais, sobre big bag certificado marinha. 


Não tem certeza de qual tipo de Big Bag é o mais adequado para você? Entre em contato conosco agora.

Se você tem dúvidas ou quer falar sobre Big Bags, nós queremos lhe ouvir! Existem muitos tipos de Big Bags para escolher. Fale por WhatsApp ou Preencha o formulário que entraremos em contato!