Otimização - Como identificar o Tipo de Big Bag certo para sua operação.

1 - O Tipo de Big Bag (Construção do Big Bag)

Existem diversos tipos de Big Bags, e identificar o tipo certo para sua aplicação pode ajudar a otimizar seu armazenamento, enchimento e descarga de seus produtos envasados em Big Bags.

Comprar Big Bag pelo WhatsApp

  • Construção superior e inferior (sistema de enchimento e esvaziamento) do Big Bag -  Escolher a construção da parte superior e inferior é importante para otimizar seu enchimento (saia ou válvula) e descarga (fundo fechado ou válvula). O tipo de produto que está sendo armazenado em seu Big Bag e a operação logística envolvida desde o carregamento até o descarregamento irão determinar qual estilo de construção superior e inferior você precisará. A vantagem do Big Bag é que você pode escolher qual modelo melhor se adequa a sua necessidade e operação.

  • Construção do Corpo do Big Bag - Nem todos os Big Bags são construídos com a mesma técnica, os tipos mais comuns de construções do corpo do Big Bag são circulares, mas também existem o big bag travado e o big bag estruturado. Cada estilo oferece diferentes finalidades de uso e transporte.

  • Espessura do tecido do Big Bag - Se você estiver armazenando e transportando um produto muito denso, é exigida uma carga de trabalho segura mais alta, por isso é importante identificar o peso que o Big Bag deverá suportar para dimensionar o tamanho Big Bag.

Fique Tranquilo, nosso time de especialistas em Big Bags irá avaliar a opção que melhor se adequa a sua necessidade

Solicite uma cotação Agora!

 

 2 - Capacidade de Carga (Carga de Trabalho Segura - SWL)

Proteger seu investimento é importante. Ao escolher o Big Bag certo para sua aplicação, certifique-se de considerar qual carga de trabalho você precisa. Cada Big Bag pode ser projetado para uma carga de trabalho de segurança específica, como por exemplo os bigs bag de 500 kg, 1000 kg, e 1500 kg. A capacidade de carga do big bag pode ser determinada pelo cliente de acordo com a necessidade da operação até o destino final do produto envasado. 

 

O Big Bag, também conhecido como Contentor Flexível ou FIBC, é uma solução de embalagem conveniente e econômica para manuseio, envio e armazenamento de produtos sólidos em pós, pastosos e granulados.

3 - Opções de Alças de Elevação

A ALÇA é um recurso do Big Bag que o torna uma solução versátil e personalizar suas alças de içamento pode afetar a maneira como você move e transporta seus Big Bags. Três estilos principais de alças de elevação oferecem recursos diferentes para ajudar no transporte de seus Big Bags:

  • Alças Espalmadas - Alças Espalmadas de Big BagEste é o tipo de alça de elevação mais comum e econômica. As alças são fixadas uma ao lado da outra na parte superior do big bag, podendo ser  personalizado o tamanho do vão livre, de acordo com a necessidade do cliente.  As alças de içamento são projetadas desta forma para garantir que fiquem na posição vertical, tornando mais fácil para os operadores de empilhadeira pegar e levantar, reduzindo assim o tempo de manuseio dos Big Bags.

  • Alças Sobrepostas - Alças Sobrepostas do Big BagFixadas nas laterais do big bag, a altura útil e fixação podem ser definidas conforme a necessidade do cliente. Essas alças de elevação são projetadas para se posicionarem na vertical quando a embalagem estiver cheia, facilitando a movimentação por empilhadeira.

  • Alças de Estiva - É a adição de mais duas Alça de Estiva do Big Bagalças entre as quatros alças de canto, transformando quatro pontos de içamento em apenas dois. A implementação da alça de estiva permite que se mova o Big Bag por duas alças através de Ganchos ou guindastes.

Fale com Especialista em Big Bag Agora!

  • Alças com Argolas - são pequenas alças tipo argolas anexadas a cada alça de canto. As arAlça de Argola do Big Baggolas destinam-se a promover a segurança do operador no encaixe das alças com segurança em qualquer equipamento de içamento.

 

4 - Certificação do Big Bag. Atenção à Legislação!

 O uso do big bag pode facilitar no armazenamento e transporte para adequar as tecnologias do futuro, pois é perfeito para quase todo tipo de negócio, em especial o agronegócio, petroquímico, fertilizantes, minério e alimentício. O big bag proporciona agilidade durante a movimentação desde o  envase ao descarregamento do produto. Usar o tipo certo de big bag pode tornar o envio de produtos mais fácil, seguro e principalmente evitar contratempos como multas e apreensão da carga.  

Para cada produto, existe um Big Bag com a Finalidade específica, entenda:

PRODUTOS PERIGOSOS, Transporte Terrestre:

São considerados produtos perigosos aqueles que se enquadram na lista Orange Book da ONU (Organizações das Nações Unidas). Você pode conferir a  versão em inglês clique aqui.

Para transportar cargas perigosas via modal terrestre, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estabelece as diretrizes para o transporte rodoviário e ferroviário por meio de Decretos e Resoluções, sendo a última publicação de maior impacto a Resolução n° 5947 de 2021. Esta norma institui que o Big Bag DEVE ser certificado de acordo com a portaria nº 320 de julho/21 do Inmetro

Tire sua dúvida pelo WhatsApp

PRODUTOS PERIGOSOS, Exportação Modal Marítimo

Se o produto é perigoso e será destinado à exportação, DEVE-SE utilizar o Big Bag Homologado pela Marinha  do Brasil, certificados com base no código marítimo internacional de produtos perigosos – Código IMDG e NORMAM-05/DPC. O não atendimento ao Código IMDG pode barrar o embarque do produto ou apreensão da carga durante os desembaraços aduaneiros no porto de destino.

PRODUTOS NÃO PERIGOSOS - Todos modais de Transporte

Big Bag certificado pela ABNT NBR 16029 para transporte de produtos não perigosos - Esta Norma especifica requisitos para materiais, construção e projetos, ensaios de tipos, previstos para conter materiais sólidos não perigosos. O não atendimento a NBR 16029 pode ocasionar em riscos para os funcionários de sua empresa ou cliente.

Você está procurando Big Bags com entrega imediata ou outras opções exclusivas? De embalagens personalizadas a modelos comuns, você pode confiar que estará conectado a um dos fabricantes com maior variedade de Big Bags Certificados do Brasil. 

Como podemos ajudar? 

Converse agora com um especialista em Big Bag (FIBC)

Fale conosco Agora!


Tags: Big Bag Inmetro, Big Bag Marinha, Big Bag NBR 16029