CLASSE 6: SUBSTÂNCIAS TÓXICAS E SUBSTÂNCIAS INFECTANTES - O QUE PRECISAMOS SABER?.

As empresas, em uma ampla variedade de setores e campos, trabalham com substâncias tóxicas diariamente para produzir produtos que ajudam as pessoas a ter uma vida melhor. Como os materiais venenosos ou tóxicos podem ser uma realidade cotidiana em sua empresa, a remoção e o descarte adequados de resíduos perigosos devem ser sua principal prioridade. 

A seguir, exploraremos algumas das perguntas mais frequentes que abordam:

  • O que são substâncias tóxicas e substâncias infectantes de classe 6;

  • Como eles devem ser descartados;

  • Big Bag para produtos perigosos da Classe 6 - Sólidos.

O que são substâncias tóxicas e substâncias infectantes de classe 6?

classe 6 substancias toxicas substancias infectantesAs substâncias tóxicas e substâncias infectantes formam uma ampla categoria de produtos perigosos que podem causar sérios problemas de saúde ou morte em humanos. As substâncias da classe 6, conforme a ANTT 5232, incluem duas subdivisões que exploraremos a seguir:

Subclasse 6.1 - Substâncias Tóxicas (Venenosas)

Subclasse 6.2 - Substâncias Infectantes

Subclasse 6.1 - Substâncias Tóxicas (Venenosas)

A Subclasse 6.1 inclui substâncias tóxicas, venenos e materiais irritantes. Os exemplos o incluem:

  • Arsênio - código ONU 1558

  • Desinfetante, Tóxico, Sólido - código ONU 1601

  • Acetato de chumbro - código ONU 1616

  • Mercurio composto, sólido - código ONU 2025

  • Gás lacrimogêneo - código ONU 1693

Existem três tipos de toxicidade que são frequentemente usados para descrever substâncias da Subclasse 6.1 e que podem ajudar a identificar um veneno:

Toxicidade oral: Os venenos com toxicidade oral só são tóxicos quando ingeridos por via oral.

Toxicidade dérmica: Toxicidade dérmica significa que o veneno é perigoso quando entra em contato com a pele. 

Toxicidade por inalação: Toxicidade por inalação significa que o veneno produz um vapor, poeira ou névoa que pode ser tóxico.

Materiais irritantes , como gás lacrimogêneo, liberam vapores intensos e podem irritar os olhos, nariz e garganta. No entanto, essas substâncias normalmente são reversíveis e prejudicam apenas uma pessoa temporariamente. 

Subclasse 6.2 - Substâncias Infectantes

A Subclasse 6.2 inclui substâncias infecciosas, o que significa que são um material que pode conter um patógeno. Os patógenos podem incluir bactérias, vírus, fungos ou outras substâncias infecciosas. 

Ao embalar e enviar substâncias infecciosas da Subclasse 6.2, elas devem ser atribuídas a uma categoria:

Categoria A: Inclui substâncias infecciosas transportadas de uma forma capaz de causar incapacidade permanente ou ser fatal quando ocorre exposição.

Categoria B: inclui qualquer substância que não atenda aos critérios da Categoria A.

Outros exemplos de substâncias da subclasse 6.2 incluem produtos biológicos, lixo médico regulamentado, produtos de saúde usados e materiais forenses. 

Leia Também:

CLASSE 4: SÓLIDOS INFLAMÁVEIS

CLASSE 5: SUBSTÂNCIAS OXIDANTES E PERÓXIDOS ORGÂNICOS

CLASSE 9: SUBSTÂNCIAS E ARTIGOS PERIGOSOS DIVERSOS


Como devem ser descartadas as substâncias tóxicas e substâncias infectantes ?

A eliminação inadequada de resíduos perigosos pode assumir muitas formas diferentes. Uma das formas mais comuns de eliminação inadequada de resíduos de materiais tóxicos é não armazenar e etiquetar os resíduos. 

Todos os venenos devem ser armazenados para atender às diretrizes (leis) estaduais e federais impostas pelo Departamento de Transporte, através da ANTT 5232.

As substâncias tóxicas e substâncias infectantes devem ser transportadas para uma instalação de eliminação de resíduos, onde são processados por profissionais certificados de eliminação de resíduos. 

Big Bag para produtos perigosos da Classe 6 - Sólidos

A EmbTec fabrica e comercializa Big Bags Homologados pelo Inmetro para o transporte e destinação final de produtos Classe 6 (substâncias tóxicas e substâncias infectantes). A resolução ANTT 5232 (antiga ANTT 420) regulamenta e exige uma embalagem homologada para o transporte terrestre de Produtos Perigosos.

Leia Também:

BIG BAG HOMOLOGADO INMETRO

Big Bags Homologados são ideais para a destinação correta de produtos perigosos, devido ao elevado nível de eficiência e segurança durante o transporte, triagem e descarga de resíduos, por oferecer proteção ao resíduo contaminado e por ser uma embalagem de baixo custo.

Quer saber se o seu produto ou resíduo perigoso pode ser transportado em Big Bag Homologado? Que tal conversar com um de nossos especialistas e ver qual o mais adequado para a sua empresa? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você!

Tags.: substancia infectante 6,  substancias toxicas,,  produtos perigosos, classe 6 , produtos químicos.