Como reduzir os custos de gerenciamento de resíduos da sua empresa?.

Os custos da gestão de resíduos estão aumentando?

Toda empresa deve lidar com a questão dos resíduos. Para indústrias maiores e que consequentemente produzem muito resíduo, isso pode ser um desafio caro e demorado. O descarte destes resíduos pode gerar custos com taxas e atendimento à regulamentações que são cada vez maiores. Uma estratégia abrangente de gerenciamento de resíduos é vital para as empresas reduzirem custos excessivos. Felizmente, existem maneiras de mitigar o desperdício e as despesas associadas.

Como você pode economizar dinheiro em gerenciamento de resíduos?

A economia com custos no gerenciamento de resíduos pode ser encontrada através de várias estratégias diferentes. A hierarquia para economizar com gerenciamento de resíduos é: impedir, reduzir, reutilizar, reciclar, descartar. Diminuir a quantidade de lixo que acaba no final da hierarquia reduz substancialmente o custo do gerenciamento de resíduos.

  • Comece auditando seu lixo.  Se você souber onde está sendo produzido, o que é e quanto custa, poderá descobrir os melhores métodos para combatê-lo. 
  • Compre apenas o que sua empresa realmente precisa. Se você achar que está descartando produtos ou materiais que tiveram pouca ou nenhuma utilidade, pode cortá-los de suas compras. Não comprar em excesso um produto é a melhor maneira de diminuir o desperdício que ele causará.
  • Limite o desperdício mudando para produtos mais ecológicos. Converse com seus fornecedores para encontrar recipientes com maior capacidade de carga e que dispensem o uso de embalagens secundárias ou de base para movimentação. Um exemplo de embalagem econômica e que suporta grandes quantidades de materiais é o Big Bag. 
  • Evite jogar fora materiais ou itens que podem ser usados novamente. Os materiais não utilizados podem ser doados ou vendidos a alguém que possa se beneficiar deles. Hoje com a tecnologia, mais materiais podem ser reciclados do que há dez anos e grande parte do lixo que jogamos fora pode ser reutilizado. Por que enviar resíduos para um aterro caro quando você pode reciclá-lo ou coprocessá-lo e economizar/ganhar dinheiro?
  • Identifique resíduos perigosos. É ilegal e perigoso descartar resíduos perigosos, como amianto, produtos químicos, resíduos provenientes de manutenção (EPI’s, flanelas, filtros contaminados com óleo) e tubos fluorescentes em lixões comuns. Esses itens devem ser descartados por operadores licenciados (Saiba mais). Alguns tipos de resíduos, como pilhas, baterias e eletrônicos, também requerem atenção especial e não podem ser descartados em seu lixo geral.
  • Minimizar o espaço ocupado pelos resíduos significa mais espaço para crescer. Enfardadeiras, compactadores ou Big Bags são a melhor maneira de fazer isso. Transportar e armazenar os resíduos em fardos ou big bags de tamanho gerenciável, torna o transporte mais fácil e barato também.

A nossa missão é tornar a sua experiência de compra, fácil, informativa e agradável. Por isso, queremos compartilhar nosso conhecimento com você, para que possa tomar a melhor decisão de compra para a empresa que representa.

Você pode contar com nosso time de especialistas para tirar suas dúvidas sobre big bags ou solicitar uma cotação. Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.