Eliminação de equipamento de proteção individual (EPI) contaminado.

Não é incomum que os equipamentos de proteção individual sejam usados para proteger o usuário de substâncias perigosas, como por exemplo, gases, ácidos, contaminantes biológicos, chumbo, óleo, ou qualquer outra coisa que pode causar danos às pessoas e ou ao meio ambiente. O equipamento de proteção individual é projetado para manter essas substâncias perigosas longe da boca, nariz e pele da pessoa que o usa. Ao descartar este EPI, é importante tomar medidas para garantir que os contaminantes não sejam lançados em um local onde possam causar danos ao meio ambiente e pessoas que por algum motivo vierem a ter contato.

O método específico de descarte dependerá muito do tipo de contaminação envolvida; para poluentes comuns, como por exemplo, os contaminados com óleo, este EPI será contido em uma embalagem homologada para armazenamento e transporte de produtos perigosos e, que por sua vez é descartado de forma adequada para evitar o risco de contaminação do lençol freático, meio ambiente e da população civil.

Uma luva de segurança pode ser descartada normalmente, porém, uma luva de um trabalhador que executou atividades em ambientes de produtos químicos ou radioativos terá um procedimento de descarte específico para aquele contaminante. É importante compreender a maneira correta do descarte de EPI usado para prevenir contaminações, e evitar a utilização do equipamento com condição de uso inapropriada.

Cada situação terá um conjunto diferente de padrões, por isso é importante que os gerentes de segurança se mantenham atualizados seguindo a  Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, Lei 12305.


Big Bag para Residuos e EPI’s Contaminados 

O Big Bag Homologado pelo Inmetro para produtos perigosos (resíduos e EPI’s contaminados ) é uma opção versátil, que atende aos padrões de fabricação de acordo com as normas nacionais (ANTT 5232) para o armazenamento e transporte rodoviário. Além de resistente, pois é produzido em tecido de polipropileno virgem de alta resistência, com estabilização contra os raios UV,  é uma embalagem flexível e segura para envase de resíduos contaminados, e o melhor de tudo, tem ótimo valor custo benefício.

Ler Também:

BIG BAG OU TAMBOR, QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA RESÍDUO SÓLIDO?

Quer saber mais sobre Big Bags para resíduos contaminados? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você!

Tags.: EPI, equipamento de proteção individual, descarte de EPI, EPI contaminado.