O que é o IBC container 1000 litros.

O IBC container 1000 litros também considerado contentor intermediários para Granel (IBC - Intermediate Bulk Containers), é um recipiente voltado para produtos líquidos, reutilizável, e atende a múltiplos propósitos industriais. O IBC container 1000 litros pode ser facilmente identificado por seu reservatório gradeado com capacidade de 1.000 litros, para armazenamento em pequenos espaços e de fácil movimentação em qualquer ambiente de produção. 

Importante:Contentores Intermediários para Granéis (IBCs) – são embalagens portáteis rígidas ou flexíveis, utilizadas para o transporte fracionado, incluem os   big  bags, tambores e containers 1000 litros.

Leia também: Contentores Flexíveis - BIG BAG, a melhor opção de IBC para produtos sólidos e pastosos. 

O container 1000 litros veio para atender uma faixa de volume que está entre tambores de 200 litros padrão e porta-tanques intermodais; por isso também é conhecido como contentor a granel 'intermédio'.  Eles são projetados especificamente para gerenciamento de massa, transporte e armazenamento de fluidos, semi-sólidos, líquidos, etc. Os containers IBCs  (Intermediate Bulk Containers) geralmente são feitos de polietileno, carbono ou aço inoxidável ou são uma composição de ambos. Eles são conhecidos por vários nomes:  

  • container ibc 

  • container 1000 litros 

  • IBC rígido

  • container ibc 1000 litros

  • container plastico 1000 litros

  • container 1000 l

O preço do IBC container 100 litros  podem variar de R$1100,00 até R$3.000,00 e variam de acordo com as propriedades do modelo IBC.

Sua empresa utiliza Embalagem Rígida para produtos perigosos, sólidos ou pastosos? Saiba que o Big Bag também pode atendê-lo e ainda reduzir custos. Fale com nossos especialistas.

O que é o container 1000 litros - IBC?

O IBC container 1000 litros é um  recipiente de transporte para líquidos em forma de cubo que é empilhável. Mais eficiente do que os tambores e barris, o container 1000 litros é usado no transporte e armazenamento, pois os containers são firmes, seja em trânsito ou em um ambiente de armazém de contato próximo.

O tanque IBC é considerado intermediário somente se estiver dentro de uma determinada faixa de capacidade, em litros. Para ganhar o título, uma unidade deve ser capaz de conter mais litros de um produto do que um tambor de transporte típico (200 litros) e menos litros do que um container-tanque intermodal (3.000 litros). Além disso, a maioria dos IBCs - container 1000 litros tem a medida de 90 × 90 cm e 115 × 115 cm, podendo armazenar uma maior quantidade de produto em um espaço menor, além de possuir o sistema de paletes.

Container 1000 litros IBC Rígido

Do que é fabricado o container 1000 litros?

Em geral, a maioria dos containers 1000 litros - IBCs é composta por três partes principais: um tanque, uma base de palete e uma gaiola de proteção. 

Um tanque IBC pode ser feito de uma variedade de componentes, mas é mais comumente feito de plástico forte ou polietileno. Este plástico rígido é geralmente ideal para o transporte de líquidos sem vazamentos e pode ser facilmente reforçado para evitar que os gases escapem. 

O container 1000 litros IBC pode ser fabricado de composto plástico-metal, aço carbono ou aço inoxidável. Os compostos plástico-metal são normalmente usados para fazer um IBC mais forte, que ainda resiste à estática. O aço inoxidável, por outro lado, é frequentemente usado para IBCs de qualidade alimentar, pois é fácil de limpar e geralmente atende aos padrões de segurança exigidos neste setor. Da mesma forma, o aço carbono também pode ser usado para IBCs seguros para alimentos, mas é substancialmente mais leve que o aço inoxidável. 

A base de paletes de um IBC container 1000 litros é normalmente feita de madeira, plástico ou um híbrido de madeira-plástico. As bases de paletes de madeira são mais comuns devido à sua onipresença no transporte. Eles são relativamente mais baratos de fazer e suportam o transporte de longa distância. As bases de paletes de plástico não são tão resistentes, mas são frequentemente usadas em IBCs com a finalidade alimentícia porque são mais fáceis de limpar e atendem aos rígidos padrões de segurança da indústria. 

Os paletes híbridos de madeira-plástico oferecem o melhor dos dois mundos. Esses paletes são robustos e capazes de lidar com várias remessas e podem ser limpos para atender aos requisitos de segurança alimentar. No entanto, como o material é híbrido, essas bases podem ser mais caras do que as simples de madeira ou plástico. 

Finalmente, a gaiola reforçada em um container 1000 litros é geralmente feita de metal ou liga metálica. A maioria dos fabricantes de IBC usa aço, pois é resistente e barato. No entanto, IBCs resistentes à estática podem usar um híbrido plástico-metal, e alguns IBCs podem omitir totalmente a gaiola. 

Uma Breve História do IBC container 1000 litros

Atualmente, os containers 1000 litros são amplamente utilizados em muitas indústrias, mas você sabia que eles foram inventados a apenas algumas décadas atrás?

A história do IBC  começou com um homem chamado Olivier JL D'Hollander. Ele trabalhou em uma empresa de manufatura chamada Dow Corning SA, especializada na fabricação de produtos de silicone.

Leia TambémA História do IBC Big Bag

Em 1992, D'Hollander e seus associados tiveram a ideia do container 1000 litros quando buscaram uma alternativa aos tambores de 200 litros, que eram o padrão da indústria há muitos anos. Embora esses tambores fossem suficientes para transportar vários produtos líquidos e fluidos, eram difíceis de encher e transportar e sua forma cilíndrica os tornava ineficientes para armazenamento.

Essas questões inspiraram D'Hollander a criar o primeiro IBC container 1000 litros, que se assemelhava fortemente ao IBC padrão de hoje. O IBC de D'Hollander era retangular e montado em paletes, e também incluía uma gaiola protetora para garantir que o conteúdo do IBC não fosse derramado ou danificado durante o trânsito. No geral, o primeiro IBC resolveu muitos dos problemas associados ao uso de tambores de 200 litros, e D'Hollander patenteou sua ideia em 1993.

Depois que o container IBC foi patenteado, rapidamente se tornou popular entre os fabricantes industriais . O container 1000 litros  armazenava mais material em menos espaço do que os barris padrão, e seu formato empilhável e montado em paletes os tornava eficientes para armazenamento e transporte. Muitas empresas de embalagens industriais começaram assim a fabricar e vender este tipo de IBC.

À medida que mais fabricantes começaram a usar container plástico 1000 litros, outras indústrias – como fabricação de alimentos e remoção de resíduos – encontraram novos usos para eles, e os fabricantes tiveram que ajustar seus produtos para atender a essa nova demanda. Embora alguns problemas com containers 1000 litros tenham surgido à medida que seu uso se expandiu, os fabricantes responderam corrigindo esses problemas e oferecendo soluções para atender às necessidades de seus clientes.

Análise de mercado para IBCs containers 1000 litros

No geral, o  mercado de Contentores Intermediários para Granéis - IBC é bastante forte. Esses contêineres populares são eficientes, fáceis de personalizar e estão disponíveis em vários preços, tornando-os atraentes para muitos tipos de empresas. 

O IBC container plástico 1000 litros  tornou-se popular entre os fabricantes por causa de seu design utilitário e multifuncional . Esses tipos de IBCs são projetados propositadamente para armazenar o máximo de material possível em uma cubagem compacta, e sua construção robusta permite que eles suportem remessas de longa distância e uso pesado. 

Transporte container 1000 litros IBC

Inventado para resolver os problemas de peso e ineficiência dos contêineres de transporte com pouca capacidade de carga, o container de 1000 litros tem a forma de um cubo, permitindo que seja embalado firmemente na transferência. Os modelos atuais podem ser personalizados conforme necessário para os produtos enviados, incluindo variação no material de revestimento, materiais de reforço ou metais usados na gaiola de arame. Devido à variabilidade dos designs e propósitos dos containers, eles possuem uma grande variedade de preços. Essas características tornaram este IBC um container de transporte amplamente popular em várias indústrias.


Tags: Big Bag, FIBC, Embalagem para produtos químicos, embalagem flexível