Tipos de resíduos inflamáveis.

Os resíduos inflamáveis podem criar incêndios sob certas condições, são combustíveis espontaneamente ou têm um ponto de inflamação inferior a 60 °C. Um ponto de fulgor é a temperatura mais baixa na qual uma substância pode evaporar o suficiente para produzir vapor para formar uma mistura inflamável com o ar.

Solicite uma cotação de big bag para resíduos inflamáveis, clique aqui.

Resíduos perigosos com características de inflamabilidade podem ser divididos em duas categorias, sólidos e líquidos. Como dito acima, o ponto de fulgor é a característica mais importante a ser lembrada quando se trata de inflamáveis. Você deve considerar outras coisas com os sólidos sob temperatura e pressão padrão, pois podem causar incêndio por fricção, absorção de umidade ou mudanças químicas espontâneas. Se inflamados, esses tipos de resíduos queimarão de forma muito vigorosa e persistentemente, criando uma situação altamente perigosa. 

De acordo com Art. 72, §1, do decreto 10.936/2022 que regulamenta a Lei nº 12.305/2010, consideram-se os tipos resíduos inflamáveis sólidos:

 I - borras oleosas;

II - borras de processos petroquímicos;

III - borras de fundo de tanques de combustíveis e de produtos inflamáveis;

IV - elementos filtrantes de filtros de combustíveis e de lubrificantes;

V - solventes e borras de solventes;

VI - borras de tintas à base de solventes;

VII - ceras que contenham solventes;

VIII - panos, estopas, serragem, equipamentos de proteção individual, elementos filtrantes e absorventes contaminados com óleos lubrificantes, solventes ou combustíveis, tais como álcool, gasolina e óleo diesel;

IX - lodo de caixa separadora de óleo com mais de cinco por cento de hidrocarbonetos derivados de petróleo; e

X - solo contaminado com combustíveis ou com um dos componentes a que se referem os incisos I a IX.

Os Resíduos Inflamáveis, de acordo com a ABNT NBR 10.004, são pertencentes ao grupo de resíduo Classe 1 (Resíduos Classe I - perigosos), que são aqueles resíduos potencialmente causadores de danos ao meio ambiente e à saúde humana, que por isso precisam de tratamento e manuseio especiais. 

As características químicas e físicas determinam o processo exato de coleta e reciclagem. A inflamabilidade e a explosividade são as principais características dos resíduos perigosos classe 1

O tratamento químico, a incineração ou o tratamento a alta temperatura, a recuperação e a reciclagem são modos possíveis de tratamento de resíduos perigosos. Lembrando que, o armazenamento e o transporte em Big Bags EmbTec são a maneira mais segura, econômica e que atendem as legislações atuais, fornecendo total segurança para a sua empresa.O Big Bag TIPO C (Condutivo), muitas vezes é o mais indicado para estas situações.

 

De acordo com o Decreto 10.936/2022, resíduos perigosos que apresentem características de inflamabilidade (resíduos inflamáveis) serão destinados à recuperação energética, obrigatoriamente, quando houver instalações devidamente licenciadas para recuperação energética em até cento e cinquenta quilômetros de distância da fonte de geração dos resíduos.

Leia Também: 

PRODUTO CLASSE 4: SÓLIDOS INFLAMÁVEIS - O QUE PRECISAMOS SABER?

TRANSPORTE DE RESÍDUOS INFLAMÁVEIS.

Os resíduos inflamáveis, requerem transporte até o local adequado para tratamento, armazenamento ou descarte final. Por causa das ameaças potenciais à segurança pública e ao meio ambiente, o transporte recebe atenção especial dos órgãos governamentais.

resíduos inflamaveis, residuo inflamavel

Os Produtos perigosos gerados, requerem transporte até o local adequado para tratamento, armazenamento ou descarte final. Por causa das ameaças potenciais à segurança pública e ao meio ambiente, o transporte recebe atenção especial dos órgãos governamentais. 

Ainda no Brasil boa parte das empresas não sabem que estes resíduos devem seguir a legislação (ANTT 5947) para o transporte, e que em caso de descumprimento poderão sofrer as seguintes penalizações: 

  • Ser multada;

  • Ter carga apreendida;

  • Retenção de veículo;

  • Risco de prisão dos responsáveis;

  • Ou em alguns casos paralisação das atividades da empresa o que pode gerar um enorme prejuízo.

Para que a empresa não sofra estas penalizações e realize transporte de resíduos inflamáveis de forma correta, os mesmos devem ser dispostos de maneira adequada. Para  acondicionamento é necessário utilizar o Big Bag para resíduo inflamável sólido certificado de acordo com a portaria nº 320 de julho/21 do Inmetro. Este acondicionamento por meio de Big Bag Certificado envolve toda cadeia de gestão destes resíduos, desde o início do armazenamento nas instalações até ser transportado para sua destinação final (instalações devidamente licenciadas para recuperação energética, aterro classe I, Coprocessamento, etc).

A resolução 5947/21 da ANTT, determina que o transporte de resíduos / produtos perigosos deverão, obrigatoriamente, ser transportados em embalagens certificadas (Big Bag Certificado ou Tambor).

______________________________________________________ 

A EmbTec é a Fabricante de Big Bags com maior número de produtos certificados no Brasil, nossa missão é tornar a sua experiência de compra de Big Bags, fácil, informativa, agradável e que atenda todas às legislações. 


Queremos compartilhar nosso conhecimento com  você,  para que  possa tomar a melhor decisão de compra para a empresa que representa. Você pode contar com nosso time de especialistas para tirar suas dúvidas ou solicitar uma avaliação gratuita. Clique aqui e preencha o formulário.

Tags.: Resíduo inflamável, EPI contaminado, Decreto 10936/22.