Transporte de mercadorias perigosas.

O que são mercadorias perigosas?

Para transporte em terra, são consideradas mercadorias perigosas as que incluem substâncias com propriedades explosivas, inflamáveis, tóxicas, infecciosas, corrosivas ou ambientalmente perigosas. 

Exemplos de mercadorias comumente disponíveis que são classificadas como perigosas para transporte incluem: 

  • Munições e fogos de artifício;

  • Latas de aerossol;

  • Cilindros de GLP;

  • Líquidos inflamáveis, como gasolina, querosene, álcool desnaturado, terebintina, diluentes, tintas à base de solvente e resina epóxi;

  • Endurecedor para resina epóxi;

  • Alguns produtos químicos de piscina;

  • Alguns produtos de limpeza comerciais e domésticos;

  • Matéria prima para isopor - POLÍMEROS GRANULADOS, EXPANSÍVEIS, que desprendem vapores inflamáveis;

  • Nitrato de Amônio;

  • Clorato de sódio.

Todas as classes de mercadorias perigosas estão descritas na ANTT 5947 - pág 38 da Parte 2, Regra de Transporte Terrestre: Mercadorias Perigosas atualizada em Julho de 2021, que se baseia nas classificações das Recomendações das Nações Unidas (ONU)  sobre o Transporte de Mercadorias Perigosas - regulamentos modelo . 

Leia a Norma de Transporte Terrestre: Produtos Perigosos (ANTT 5947/2021)

Como posso reconhecer mercadorias perigosas?

As Embalagens contendo mercadorias perigosas devem ser marcadas ou rotuladas para identificar suas propriedades perigosas. Isso avisa a todos que manuseiam ou transportam as mercadorias, ou que encontram as mercadorias em uma situação de emergência. 

Importante! No transporte de produtos perigosos embalados, somente podem ser utilizadas as embalagens certificadas, ou seja embalagens permitidas  pelas Instruções Complementares da ANTT 5947.

 

Para o transporte, as mercadorias perigosas são identificadas pelo seu número ONU, e de acordo com a ABNT NBR 7500 – Identificação para o transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento de produtos

Por exemplo, produtos tóxicos para o ambiente aquático são identificados com a marca de substância perigosa para o meio ambiente (um símbolo em forma de losango com um peixe e uma árvore mortos). 

simbolo para o transporte de mercadorias perigosos para o meio ambiente

Estas informações fornecem apenas uma visão geral. Se o seu negócio envolve o transporte de mercadorias perigosas, você também deve consultar ANTT 5947/2021 para saber sobre as normas de transporte de produtos perigosos, e também consultar a NBR 7500/2021 que trata das regras de identificação de produtos perigosos.

Informações técnicas para conformidade com a regra

Nem todos os envolvidos no transporte de mercadorias perigosas precisarão de informações técnicas, mas se você for fabricante, importador ou distribuidor de mercadorias perigosas, deverá consultar um dos documentos incorporados na norma  para cumprir suas responsabilidades. A Resolução da ANTT nº 5947 sobre Transporte de mercadorias perigosas em rodovias fornece informações sobre:

  • Classificação de mercadorias perigosas para transporte;

  • Instruções de embalagem;

  • Especificações para etiquetas de advertência de perigo;

  • A lista de números ONU e nomes próprios de transporte para mercadorias classificadas como perigosas para transporte, e uma lista de disposições especiais.

Big Bag (FIBC) certificado para o Transporte de produtos perigosos

Comprar big bag certificado que atende os requisitos da ANTT 5947, significa que o mesmo é testado e projetado para atender a todos os requisitos exigidos por um Organismo Certificador de Produto (OCP), acreditado pelo Inmetro; somente recebem a certificação os produtos aprovados nos ensaios rigorosos exigidos pela OCP.

Ao comprar um big bag certificado de acordo com a portaria nº 320 de julho/21 do Inmetro, o mesmo precisa ter suas características descritas no certificado e da mesma forma no corpo do Big Bag, detalhando as características técnicas do produto. As especificações presentes no certificado devem ser as mesmas apresentadas no Selo Compulsório  que obrigatoriamente será impresso no corpo da embalagem.

transporte de mercadorias perigosas

O Big Bag certificado é uma opção versátil de embalagem para produtos sólidos e pastosos, capaz de transportar e armazenar uma grande variedade de produtos e materiais perigosos. Se você transporta resíduos contaminados ou materiais perigosos, o big bag (FIBC) é uma opção de embalagem que combina flexibilidade, durabilidade, acessibilidade e ainda, baixo custo.

Saiba mais, solicite um contato de nossos especialistas, preencha o Formulário Abaixo. 

Tags: FIBCs para materiais perigosos classificados pela ONU. Fibc